CIDADES

min de leitura - #

Apucarana realiza 1ª reunião da Indicação Geográfica do café

Cindy Santos

| Edição de 18 de abril de 2024 | Atualizado em 18 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana realiza 1ª reunião da Indicação Geográfica do café

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os cafeicultores de Apucarana deram início ao protocolo para obtenção do registro da Indicação Geográfica (IG) do café. A primeira reunião foi realizada na quarta-feira (17) na sede da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi) e contou com palestra de um especialista do Sebrae e representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ao todo serão realizadas onze reuniões com instruções teóricas e técnicas de como produzir cafés especiais até a concessão do selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que deve sair no próximo ano.

Segundo o presidente da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, Carlos Bovo, a segunda reunião deve ocorrer no prazo de 30 dias. “Este selo não é obtido de uma hora para outra. Existe todo um processo com reuniões com especialistas que darão embasamento teórico e técnico aos cafeicultores. Serão muitas atividades para que os produtores estejam cientes do que este selo significa”, afirma.

Bovo salienta que a patente elevará o valor do café para o produtor, além de blindar o produto, impedindo que outras pessoas usem o nome da cidade para divulgar produtos cultivados em outras regiões. “Além do solo altitude e clima, nosso café é um dos melhores cafés do mundo. Temos um café especial, com notas florais, sabor achocolatado, características que renderam vários prêmios aos nossos cafeicultores. Então Apucarana é sempre premiada entre as quatro regiões do Café Qualidade Paraná”, afirma.

O projeto de indicação geográfica de Apucarana foi apresentado em maio de 2023. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), as Indicações Geográficas (IG) desempenham um papel fundamental na preservação da autenticidade, da tradição e da qualidade desse grão tão querido pelos brasileiros. 

No universo do agronegócio, as IGs são ferramentas bastante utilizadas para valorizar os produtos e os itens produzidos em determinadas regiões do país. O mecanismo visa agregar valor a esses bens e proteger a região produtora, enaltecendo as peculiaridades de cada local.