CIDADES

min de leitura - #

Arapongas serve quase 30 mil refeições por dia nas escolas

Da Redação

| Edição de 18 de abril de 2024 | Atualizado em 18 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Arapongas serve quase 30 mil refeições por dia nas escolas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas serve, diariamente, quase 30 mil refeições em 51 estabelecimentos de ensino da rede municipal. Os alimentos são distribuídos pela Central de Merenda que atende 19 escolas municipais, cinco escolas municipais com atendimento integral, 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), além da APAE e o Cursinho Municipal Pré-vestibular. 

Para o prefeito Sérgio Onofre, os investimentos na merenda escolar contribuem para fazer da educação do município uma referência. “A educação é um todo e garantir uma alimentação reforçada fortalece o bom desenvolvimento de cada aluno”, avalia o prefeito.

Com foco na alimentação saudável, a equipe técnica de nutrição participa de todo processo licitatório, desde a elaboração do estudo técnico preliminar, descritivos e aprovação de amostras dos produtos, como também da Chamada Pública para aquisição dos produtos da agricultura familiar - distribuídos pela Central. 

“Cada alimento passa por testes de qualidade para aprovação. Assim, é garantido uma alimentação segura e de primeira qualidade”, explicou a gerente da merenda escolar, Cibele Vendrametto de Araújo. 

De maneira variada, o setor conta com mais de 200 itens que compõem o cardápio do mês. As nutricionistas responsáveis elaboram mensalmente os cardápios, de acordo com cada faixa etária. “Os cardápios são enviados para as equipes das cozinhas de cada local. E, a partir disso, cada estabelecimento prepara as refeições”, diz.

Uma parte significativa dos alimentos é adquirida de produtos da agricultura familiar. São mais de 40 itens, entre frutas, verduras, legumes, lácteos, entre outros.

A Merenda Escolar aplica aproximadamente R$ 680 mil mensais. Ainda conforme a Central de Merenda, são consumidas um total aproximado de 100 toneladas de alimentos por mês.