CIDADES

min de leitura - #

Declaração do Papa oficializa santa padroeira da Diocese

Da Redação

| Edição de 16 de abril de 2024 | Atualizado em 16 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Declaração do Papa oficializa santa padroeira da Diocese

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Historicamente, a Diocese de Apucarana, que celebra 60 anos de criação e instalação no próximo ano, sempre teve a Virgem de Lourdes como padroeira. No entanto, o fato não era oficializado. 

Ontem, contudo, através do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, o papa Francisco declarou, oficializou e proclamou o “presente” aos fiéis.

Além de declarar Nossa Senhora de Lourdes como padroeira oficial da Diocese, também foi criado um calendário litúrgico próprio. A partir de agora, o dia 11 de fevereiro passa a ser celebrado como solenidade e 16 de abril, como categoria de festa.

“É de fato uma alegre surpresa, pois ganhamos dois presentes, o reconhecimento oficial por parte do papa, de Nossa Senhora de Lourdes como nossa excelsa padroeira, e um calendário litúrgico oficial com 11 de fevereiro e 16 de abril como datas de Festa para toda Diocese. Então é de fato um lindo presente e um grande impulso para celebrarmos os 60 anos de criação e instalação de nossa Diocese no próximo ano”, comemorou o padre Alexandro Freitas, chanceler do bispado.

Em comunicado oficial, o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José, pede que os fiéis continuem a rezar pela intercessão da Virgem: “Nossa Senhora de Lourdes vosso povo clama: socorrei e abençoai a Diocese de Apucarana”.