COLUNAS

min de leitura - #

Cambira agiliza projetos na Capital

Da Redação

| Edição de 27 de março de 2024 | Atualizado em 27 de março de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), cumpriu agenda nesta quarta-feira na Capital do Estado, onde visitou secretarias e órgãos do governo do Estado. Na companhia do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), ele esteve na Secretaria de Estado das Cidades, onde se reuniu com o secretário Eduardo Pimentel. Na ocasião, Toledo recebeu autorização para aquisição de um caminhão prancha, com um recurso de R$ 650 mil liberado pelo Estado, mais uma contrapartida do Município. Também acompanharam a audiência o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Juliano Sapatini, e o servidor Gabriel Pícoli. Junto ao secretário do Trabalho, Mauro Moraes, Toledo pediu envio da Carreta do Conhecimento para Cambira, para oferta de cursos do Programa Qualifica. (Na foto: Sapatini, Amaral, Pimentel e Toledo).

Recado nas redes 

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), é conhecido por ser um político sem meias palavras e de discurso reto e certeiro. Para não deixar dúvidas a respeito de quem terá seu apoio nas eleições municipais, o prefeito divulgou um vídeo em suas redes sociais ao lado de Rafael Cita (PSD), pré-candidato de seu grupo político para o pleito. Ainda que o apoio a Rafael Cita já tenha sido divulgado, oficialmente inclusive, há quem esteja divulgando outros nomes. “Tenho apenas um pré-candidato”, afirmou Onofre. Rafael Cita, que ocupa atualmente o cargo de secretário de Governo, também já foi procurador do Município e está com Onofre desde o início da gestão.

Segurança na festa

O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PSD), recebeu nesta terça-feira a visita do tenente-coronel Israel Aparecido Carvalho, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Apucarana, que estava acompanhado de outros policiais. Durante o encontro, eles trataram do esquema de segurança a ser implementado na 26ª Festa do Milho de Mauá da Serra, que será realizada de 10 a 12 de maio, com a expectativa de receber milhares de pessoas. Toda uma estrutura em termos de policiais e viaturas será montada a exemplo de anos anteriores, visando garantir a segurança necessária para o público durante os três dias. Grandes shows estão programados para o evento.

Desfiliação e filiação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está orientando cidadãos brasileiros interessados em disputar as eleições de 6 de outubro deste ano quanto aos prazos para desfiliações e filiações a partidos políticos. Segundo o TSE, atuais vereadores e vereadoras têm prazo até 5 de abril para apresentarem pedidos de desfiliações partidárias sem correrem o risco de perder seus mandatos. Mas a filiação a outro partido precisa ser feita e estar registrada na Justiça Eleitoral até o dia 6 de abril, o mesmo valendo para novas filiações, ou seja, seis meses antes do pleito municipal deste ano. O dia 6 de abril também é a data limite para que partidos e federações registrem seus estatutos no TSE. 

Baianinho na disputa

O agricultor José Alves, popular Baianinho, confirmou nesta semana que é pré-candidato a prefeito de Cruzmaltina nas eleições de 6 de outubro . Ele é filiado ao União Brasil e está em negociações com outras legendas para uma composição partidária no pleito municipal. Aliás, ele espera por essa composição para definir o pré-candidato a vice-prefeito em sua chapa. Baianinho já tentou concorrer à Prefeitura em eleições anteriores, porém isso acabou não se concretizando devido às circunstâncias políticas e partidárias da época. Cruzmaltina já tem vários pré-candidatos a prefeito.