COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Cachaça de Jandaia chega ao governo

Da Redação

| Edição de 28 de março de 2024 | Atualizado em 28 de março de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Representantes da Comissão Organizadora e idealizadores do Festival da Cachaça, de Jandaia do Sul, estiveram em Curitiba nesta semana. Eles foram convidar o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, para prestigiarem a terceira edição do festival, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio na Sociedade Rural de Jandaia do Sul. Integraram a comitiva Luiz Carlos Moretti, Natanael Bonicontro e Fabiano Tarosso. Além de fazer o convite, eles presentearam o governador e o secretário com cachaças especiais produzidas em Jandaia do Sul. O município se destaca pela produção de uma das melhores cachaças do Paraná e do Brasil. (Na foto, a comitiva com o secretário Márcio Nunes)

Sessão de julgamento 

A Câmara de Apucarana não terá sessão ordinária nesta segunda-feira, como de costume. A sessão, que será realizada a partir das 16 horas, será específica para julgamento das contas do ex-prefeito Valter Aparecido Pegorer relativas ao exercício financeiro de 2006. O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é pela desaprovação da prestação de contas, tendo em vista irregularidades constatadas. Segundo o presidente do Legislativo, vereador Luciano Augusto Molina (PL), o relatório do TCE-PR ficou à disposição do público por 60 dias no site da Câmara. Ao ex-prefeito foi dado o direito da defesa, o que será permitido também na sessão.

Apoio de Micheletto

O ex-vereador Adeilde Alves de Souza (PL), popular Grilo, de São João do Ivaí, recebeu nesta semana apoio do deputado estadual Marcel Micheletto (PL) à sua pré-candidatura a prefeito do município. Grilo foi encorajado pelo parlamentar para intensificar seus contatos com as lideranças políticas e comunitárias locais para formação de um grupo forte para disputar as eleições de 6 de outubro. Grilo sempre teve ligação política com o saudoso pai de Marcel Micheletto, o ex-deputado federal Moacir Micheletto, que morreu num acidente de carro em janeiro de 2012, em Assis Chateaubriand. Na eleição de 2020, Grilo foi candidato a prefeito, obtendo 3.299 votos.

Deputados notificados

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) notificou os deputados estaduais Ricardo Arruda (PL) e Tito Barichello (União Brasil) para que apresentem no prazo de cinco sessões as defesas em representações feitas em novembro do ano passado pelo deputado Renato Freitas (PT). Ao final do processo, o relator pode dar parecer pelo arquivamento do caso ou a aplicação de uma punição, que vai de uma simples advertência até a cassação do mandato. A relatoria dos processos é do deputado Tercílio Turini (MDB). Ambos os deputados fizeram acusações e insinuações contra o petista.

Crise entre lideranças

Comenta-se nos bastidores políticos de Curitiba que a saída do ex-governador Roberto Requião do PT só aumentou a crise entre duas lideranças do PT do Paraná: os deputados federais Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, lamentou a decisão do ex-governador. No entanto, ela classificou as críticas feitas por Requião à sigla como “injustas”. Já o deputado federal Zeca Dirceu lançou nas redes sociais a campanha #ficarequiao. A saída de Requião só acirrou a disputa entre os dois, que estão em lados opostos em vários assuntos internos do partido.