COLUNAS

min de leitura - #

Onofre articula BPM de Arapongas

Da Redação

| Edição de 18 de abril de 2024 | Atualizado em 18 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Onofre articula BPM de Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Sergio Onofre (PSD) aguarda para as próximas semanas a formalização do Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Arapongas. O prefeito de Arapongas, que também é presidente da Amepar, tratou do assunto ontem diretamente com secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, que participou, juntamente com Onofre e prefeitos da região, do 2º Encontro de Lideranças de Astorga. O ‘sinal verde’  para criação do batalhão foi dado em abril do ano passado pelo Governo do Estado em visita do secretário em Arapongas.  Sérgio Onofre tem reunião marcada no próximo dia 29 no Palácio Iguaçu para tratar do assunto. “Essa é uma reivindicação muito importante de Arapongas”, afirma o prefeito, que vem articulando esse projeto com apoio de vários segmentos da comunidade. Nesta semana, foi formalizado o 32ª BPM de Sarandi. O batalhão de Arapongas será o 33º.

Inovação em Jandaia do Sul

Apresentado no primeiro ano do mandato do prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), o programa de incentivo à inovação desenvolvido pela prefeitura e entidades parceiras como a UFPR, Sebrae e Associação Comercial, deu um passo importante com a finalização do mapeamento do ecossistema do município. Apresentado anteontem para um público de mais de 120 pessoas, incluindo estudantes e empresários, o estudo aponta as potencialidades e vocações de Jandaia no Sul. “Esse é um amadurecimento do Inova Jandaia, que começou com aprovação de lei de inovação, formação de um conselho e que segue para o crescimento de Jandaia do Sul”, diz o prefeito, que é um grande incentivador de novos modelos de negócios. 

Regularização de eleitores

O Fórum Eleitoral de Apucarana vai ampliar o horário de atendimento a partir de segunda-feira (22), quando passará a funcionar das 9h às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Atualmente, o funcionamento é das 12h às 18 horas. O objetivo é regularizar a situação dos eleitores com títulos cancelados. Em Apucarana, mais de 18 mil estão nessa situação. O prazo vai até 8 de maio, quando o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Apucarana tem atualmente 95.062 eleitores aptos, segundo a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Recursos para o Honpar

A Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer de Arapongas, entidade mantenedora do Honpar, garantiu um recurso de R$ 15,2 milhões junto a Itaipu Binacional para atualização do parque tecnológico. O dinheiro será destinado a aquisição de um aparelho de hemodinâmica e ressonância magnética de diagnóstico de alta complexidade para pacientes do SUS. O convênio foi confirmado pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, que reforça o compromisso da Binacional com a saúde pública, que, segundo ele, “precisa ter condições de oferecer o melhor serviço possível à população, o que demanda equipamentos cada vez mais especializados”.

Aposentadoria negada

O ex-governador do Paraná, Roberto Requião (Mobiliza), 83 anos, teve pedido de aposentadoria especial negado pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Requião foi governador do Paraná em três mandatos: 1991 e 1994 e de 2003 a 2010 e teve seu pedido negado porque  seu caso transitou em julgado. Atualmente seis ex-governadores do Paraná recebem a aposentadoria especial. Roberto Requião também foi senador, secretário estadual, prefeito de Curitiba, em 1986, e nome forte do MDB por décadas. Após desfiliar do Partido dos Trabalhadores (PT), Requião se filiou ao Mobiliza e lançou pré-candidatura à Prefeitura da capital paranaense.