CIDADES

min de leitura - #

Apucarana confirma mais três óbitos por dengue

Da Redação

| Edição de 23 de abril de 2024 | Atualizado em 23 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana confirma mais três óbitos por dengue

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais três óbitos por dengue de moradores de Apucarana foram confirmados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os óbitos constam no novo boletim epidemiológico da dengue, que registrou mais 31 mortes em todo Paraná.

Os pacientes de Apucarana são uma idosa de 91 anos, com comorbidades (HAS), que morreu em 18 de março; um idoso de 73 anos, sem comorbidades, que morreu em 6 de fevereiro; e um jovem de 24 anos, sem comorbidades, que morreu em 13 de março. O município chega agora a 14 mortes provocadas pela doença. Sete óbitos ainda estão sob investigação.

O boletim confirmou também 685 novos casos de dengue na última semana em Apucarana. Agora, são 16.441 registros da doença no atual período epidemiológico.

A 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, soma 21 óbitos por dengue, sendo 14 em Apucarana, 4 em Arapongas, 2 em Cambira e  1 em Jandaia do Sul. A regional é a terceira em número de óbitos no Paraná. A regional com maior número é a 17ª RS de Londrina, com 34 mortes, seguida da 10ª RS de Cascavel (25).

Além de Apucarana (3), os novos óbitos deste boletim foram confirmados nos municípios de Ivaí (1), Ponta Grossa (1), Chopinzinho (1), São João (1), Ampére (1), Dois Vizinhos (1), Pranchita (1), Santo Antônio do Sudoeste (3), São Jorge do Oeste (2), Boa Vista da Aparecida (2), Cascavel (7), Quedas do Iguaçu (1), Pérola (1), Mandaguari (1), Marialva (1), Sarandi (2), e Guaíra (1). Das 171 mortes no Estado 85 são mulheres e 86 homens.

O Paraná soma 260.517 casos confirmados de dengue, sendo 41.472 registrados na última semana. São 171 mortes no Paraná pela doença neste período epidemiológico, que teve início em 30 de julho de 2023 e segue até julho de 2024.

COMITÊ

Para reforçar a necessidade de conscientização e de fiscalização, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, esteve presente, nesta terça-feira (23), na 4ª reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue, que visa implementar iniciativas para intensificar a luta contra a doença.

“Precisamos ampliar as ações com as instituições para garantir uma ramificação em todo o Estado, expandido ações e a conscientização coletiva. É fundamental baixar o número de casos ainda antes do frio e, principalmente, cuidar de erradicar focos do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o secretário.

Durante o encontro, foi apresentado um panorama da situação epidemiológica da dengue no Paraná, juntamente com a atualização das medidas em andamento.

Apucarana soma agora 14 mortes decorrentes de dengue

•Óbitos confirmados ontem são de um jovem de 24 anos; uma idosa de 91 e um idoso de 73 anos. 

171 paranaenses foram vitimados pela epidemia, segundo dados da Sesa. Número de casos da doença passa de 260 mil