CIDADES

min de leitura - #

Fórum de turismo religioso reúne 200 participantes em Lunardelli

Da Redação

| Edição de 25 de abril de 2024 | Atualizado em 25 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Fórum de turismo religioso reúne
200 participantes em Lunardelli

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com cerca de 200 participantes, o 6º Fórum do Turismo Religioso do Paraná reúne representantes de todas crenças em Lunardelli, no Vale do Ivaí. Estão reunidos católicos, evangélicos, muçulmanos, seguidores das religiões de matrizes africanas, entre outros. O evento, realizado no Santuário Santa Rita de Cássia, foi aberto na noite de anteontem e encerra hoje, reunindo palestras, painéis, workshops e a 2ª Exposição “Riquezas do Vale”, que valorizou a cultura e a gastronomia dos 26 municípios do Vale do Ivaí, evento organizado pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).

Na solenidade de abertura do Fórum, na noite desta quarta-feira (24), o secretário do Turismo, Márcio Nunes, disse que o objetivo do segmento é promover qualidade de vida às pessoas, e no caso do turismo religioso é promover a conexão com a fé. “Entre esse número expressivo de pessoas presentes neste fórum em Lunardelli, vemos paranaenses de todos os cantos, de costa a costa. Estamos debatendo sobre o que temos e o que ainda podemos fazer para transformar os atrativos, as rotas e templos religiosos, em geração de emprego e renda”, afirmou.

Com cerca de 5 mil habitantes, Lunardelli é marcada por famílias que vivem do turismo religioso, tanto na vida material quanto espiritual. A cidade á considerada a Capital da Fé.

Para o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, que recebeu ontem vários prefeitos da região, sediar o fórum é mais um passo importante para despertar nos moradores a oportunidade do turismo neste segmento. “É um momento de trocar experiências e formatar novos projetos. Esperamos que todos saiam daqui fortalecidos, dando andamento nos seus projetos, e focando na criação de novas rotas. Em Lunardelli, chegamos a receber mais de cinco mil pessoas em um único final de semana, passando de 200 mil pessoas no ano”, disse.

“Estamos em uma cidade pequena, mas Lunardelli é um destino e o santuário da cidade um atrativo. Precisamos pensar nesse potencial turístico que o Estado todo e que precisa ser transformado em resultado turístico”, aponta o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

O vigário do Santuário de Santa Rita de Cássia e coordenador da pastoral do turismo religioso da diocese de Apucarana, Padre Gabriel Begalli, lembrou que muitas pessoas trabalham com eventos religiosos, mas há margem para muito mais. “Muitas pessoas trabalham diretamente e indiretamente, com suas barracas, vendendo alimentos, por exemplo. O Fórum é um local onde conhecemos outras realidades e trocamos experiências entre santuários e religiões que promovem o turismo, como as caminhadas e encontros”, destacou.

Amuvi apresenta potencialidades da região

A 2ª Exposição “Riquezas do Vale”, que se encerra junto com o Fórum, apresentou o melhor da produção regional em gastronomia, artesanato e produtos típicos. Visitantes puderam conhecer e degustar pratos típicos, doces, bebidas e outros produtos dos 26 municípios da região. O evento contou com mais 80 expositores.

Além da mostra de produtos, a exposição também contou com apresentações artísticas de grupos de Apucarana, Novo Itacolomi, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Faxinal, Lidianópolis, Kaloré, Lunardelli, Ivaiporã, Mauá da Serra, Arapuã e Bom Sucesso. As apresentações incluíram danças, músicas, corais, fanfarras e outras atrações culturais.