GERAL

min de leitura - #

Atualização do plano diretor vai flexibilizar legislação de condomínios

Da Redação

| Edição de 18 de abril de 2024 | Atualizado em 18 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Atualização do plano diretor vai flexibilizar legislação de condomínios

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Altura livre de pavimentos para a construção de edifícios na área central - quanto maior for a área do terreno, mais pavimentos serão permitidos – e flexibilização da legislação para condomínios residenciais, de chácaras e industriais. Essas são algumas das atualizações do Plano Diretor de Apucarana discutidas em duas audiências públicas, a última encerrada por volta da meia noite de quarta-feira (17), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Algumas pendências ainda serão discutidas no âmbito do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

O prefeito Junior da Femac, que é engenheiro civil, participou dos dois dias de audiências públicas. Ele avalia que o debate teve participação destacada de profissionais da área, como engenheiros, arquitetos e empresários, além de muitas lideranças comunitárias. “Trata-se de um processo relevante para o futuro de Apucarana. O plano diretor é uma ferramenta que contribui para o avanço da cidade em desenvolvimento urbano e atração de novos empreendimentos”, reitera Junior da Femac.

Alguns apontamentos foram levantados durante os dias de audiência pública e, a partir de agora, serão apresentados ao CMDU. Na sequência, se for deliberado, o projeto será apresentado na Câmara Municipal, para discussão e votação. 

Conforme avaliam dirigentes do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), e da Secretaria de Obras, o processo de atualização do Plano Diretor foi realizado de forma participativa em todas as suas etapas. 

Segundo o presidente do Idepplan, Ivan Silva, as audiências públicas foram realizadas com a presença significativa de segmentos organizados da sociedade, notadamente, com engenheiros, arquitetos, empresários da construção civil e do setor imobiliário.