POLÍTICA

min de leitura - #

Municípios da região somam quase 350 mil eleitores aptos

Fernando Klein

| Edição de 23 de abril de 2024 | Atualizado em 23 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Municípios da região somam quase 350 mil eleitores aptos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Faltando 15 dias para o fim do prazo de regularização dos títulos eleitorais, os 28 municípios da região – 26 do Vale do Ivaí mais Arapongas e Sabáudia – somam quase 350 mil eleitores. 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 31 de março, são 346.014 pessoas aptas para votar em outubro. O número é praticamente igual às últimas eleições municipais em 2020, quando a região somava 340.912 eleitores (-1,5%).

Dos 28 municípios pesquisados pela reportagem, nove apresentam queda no número de votantes em relação ao último pleito municipal: Arapuã (-2,2%), Borrazópolis (-7,1%), Cruzmaltina (-7,5%), Faxinal (-5,4%), Grandes Rios (-9,2%), Ivaiporã (-6,7%), Jardim Alegre (-7,8%), Lidianópolis (-6,4%) e Rio Branco do Ivaí (6,1%). (VEJA O GRÁFICO).

Apucarana é o principal colégio eleitoral da região, com 94.842 eleitores cadastrados até 31 de março. O número é 3,2% maior em comparação há quatro anos: 91.857 eleitores. 

Os números, no entanto, devem sofrer alterações. Isso porque o eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor para poder votar nas eleições municipais de 2024. Depois dessa data, o cadastro eleitoral estará fechado, em virtude da preparação da logística de votação do pleito. 

Desde o dia 8 de abril, os serviços on-line estão suspensos para eleitoras e eleitores sem biometria, ou seja, para essas pessoas o atendimento ocorrerá exclusivamente de forma presencial. Quem está com as digitais e foto cadastradas pode continuar utilizando o Autoatendimento Eleitoral até o fechamento do cadastro (8 de maio). 

Por conta do final do prazo, os Fóruns Eleitorais de Apucarana, Arapongas e mais 26 cidades do Paraná ampliaram o atendimento presencial. Os eleitores podem regularizar a situação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Nesses locais também haverá plantão de atendimento no final de semana, nos dias 4 e 5 de maio. 

A chefe do cartório eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, orienta os eleitores a não deixarem a regularização para a última hora. “O movimento já aumentou bastante nos últimos dias, mas na reta final costuma ter bastante fila”, disse. No plantão realizado no final de semana de 13 e 14 de abril,  200 eleitores compareceram para regularizar a situação. 

São mais de 17 mil títulos que aparecem como cancelados no sistema em Apucarana. Por isso, a chefe do cartório pede que a população compareça ao Fórum Eleitoral para regularizar a situação e, assim, garantir o direito ao voto em 6 de outubro,  quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O Fórum Eleitoral de Apucarana também abrange Cambira e Novo Itacolomi.