POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr inaugura 1ª escola de educação especial estadual

Da Redação

| Edição de 25 de abril de 2024 | Atualizado em 25 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr inaugura 1ª escola de educação especial estadual

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nova Laranjeiras, na região Centro-Sul, é a primeira cidade do Paraná a contar com uma Escola de Educação Especial projetada e construída diretamente pelo Governo do Estado. A nova estrutura é totalmente adaptada às necessidades dos estudantes, educadores e pais e foi inaugurada ontem pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O projeto-piloto integra um conjunto de 14 unidades de Educação Especial que o Governo do Estado vai entregar em diversas regiões do Paraná. Esta é a primeira vez na história que o Poder Executivo estadual se engaja diretamente na melhoria das estruturas, que costumam funcionar em locais alugados pelas próprias instituições.

“O Estado nunca havia investido diretamente na construção de uma escola de ensino especial, que sempre foram bancadas pelos pais dos alunos com o apoio dos municípios. Graças a este trabalho que fizemos junto com o deputado Pedro Paulo Bazana, os demais deputados da base de apoio e a Prefeitura de Nova Laranjeiras mudamos essa história”, afirmou Ratinho Junior.

O governador lembrou que o Paraná tem a melhor educação pública do Brasil reconhecida pelo Ministério da Educação, o que tem ligação direta com os investimentos feitos em diversas frentes. “Temos a obrigação de cuidar bem dos alunos dos colégios convencionais, mas também dos nossos estudantes das escolas especiais, por isso estamos fazendo novas unidades adaptadas, além do repasse anual de quase R$ 500 milhões para custeio”, acrescentou.

O trabalho para inclusão de recursos do Estado iniciou a partir de uma articulação do deputado estadual de Arapongas, Pedro Paulo Bazana (PSD), que atuou por mais de 20 junto a pessoas com deficiência. “Quando assumi como deputado, este foi um dos primeiros projetos que apresentei ao governador, que teve a sensibilidade de atendê-lo, culminando hoje com este projeto modelo que será replicado em várias cidades do Paraná”, declarou.

Na região, estão previstas Escolas de Educação Especial em Ariranha do Ivaí e Rio Branco do Ivaí. As obras são coordenadas pela Secretaria de Estado das Cidades.