POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos e produtores rurais discutem segurança no campo

Da Redação

| Edição de 24 de abril de 2024 | Atualizado em 24 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeitos e produtores rurais discutem segurança no campo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acriminalidade no campo será tema de uma reunião hoje, às 18h30, no Sindicato Rural Patronal de Apucarana. O encontro deve contar com a presença dos prefeitos de Apucarana, Junior da Femac (MDB), de Cambira, Emerson Toledo (MDB), e de Califórnia, Paulo Wilson Mendes (União Brasil). 

Segundo o presidente do sindicato, Geraldo Maronezi, a reunião contará também com a participação de representantes da Patrulha Rural Comunitária, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além de produtores rurais que pertencem à base da entidade. 

Segundo ele, o objetivo é discutir ações com a PM, produtores rurais e prefeitos para aumentar a segurança nas propriedades de Apucarana, Cambira e Califórnia, que fazem parte da base de atuação do sindicato. 

“Os casos de criminalidade voltaram a acontecer na região mais recentemente após um período de tranquilidade no começo do ano. E isso gera preocupação para todos. O nosso objetivo é discutir alternativas para reduzir a criminalidade junto com a PM, prefeitos e também com os produtores rurais”, diz Maronezi. 

Ele destaca o trabalho desempenhado pela Patrulha Rural da PM, mas afirma que é necessário ampliar os investimentos. Por isso, a presença dos prefeitos é importante para buscar apoio politicamente, visando ampliar o efetivo da PM destinado ao patrulhamento das propriedades rurais e também para melhorar a estrutura da corporação. 

Além de Apucarana, Califórnia e Cambira, a Patrulha Rural Comunitária do 10º BPM é responsável pelo policiamento de mais nove municípios: Jandaia do Sul, Novo Itacolomi, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Rio Bom, Kaloré, Marumbi, São Pedro do Ivaí e Bom Sucesso. 

Segundo o 10º BPM, são três equipes trabalhando diariamente na visitação aos moradores do campo e no atendimento de ocorrências contra o patrimônio rural. As equipes percorrem em média 4.200 quilômetros de estradas mensalmente. A título de comparação, a cidade de Apucarana tem em torno de 600 quilômetros de estradas rurais. 

“A finalidade dessa reunião é ter uma conversa para melhorar o efetivo e até alertar os produtores sobre a importância de investir em segurança nas suas propriedades”, completa Maronezi.