POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Junior anuncia mudanças em secretarias e outros órgãos

Agencia Estadual de Notícias

| Edição de 03 de maio de 2024 | Atualizado em 03 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Ratinho Junior anuncia mudanças em secretarias e outros órgãos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ogovernador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta sexta-feira algumas mudanças na equipe de secretários estaduais e em outras estruturas do Governo do Estado, em função da desincompatibilização dos secretários que planejam disputar o pleito deste ano.

As alterações estão no comando das pastas da Fazenda, Cidades, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Administração e Previdência, Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável. Também há trocas na Controladoria-Geral do Estado, Sanepar, Fomento Paraná, Instituto Água e Terra e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As mudanças vão ocorrer no decorrer de maio.

A procuradora Leticia Ferreira da Silva será a nova controladora-geral do Estado. 

O então secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, vai para a Fazenda. Economista e técnico agrícola por formação, ele também possui especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. 

O novo secretário de Agricultura e Abastecimento será Natalino Avance de Souza, que era diretor-presidente do IDR-Paraná. 

Ex-secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, que é doutor e mestre em Economia e bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, além de bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vai para a diretoria financeira do BRDE. O cargo no banco, que bateu recorde de financiamentos em 2023, era ocupado por Wilson Bley Lipski, que agora assumirá a Sanepar.

Ex-diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile assumirá a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). Ele presidia a companhia de saneamento desde janeiro de 2019. 

Na Secretaria das Cidades, quem assume é Camila Mileke Scucato, que presidia o Paranacidade. Ela está desde 2010 no Paranacidade, órgão vinculado à Secid. Eduardo Pimentel volta para a Prefeitura de Curitiba.

Na Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel será substituído por Alex Canziani, que presidia o Instituto de Desenvolvimento de Londrina. Ele foi deputado federal e secretário de Estado em 1999. É bacharel em Direito. 

Na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, o novo secretário será Everton Souza, que era diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), que agora será ocupado por José Luiz Scroccaro, que até então era diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do órgão. Eles darão continuidade às ações ambientais que colocaram o Paraná como exemplo global de sustentabilidade.

O ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, vai assumir a Fomento Paraná. Heraldo Neves, que presidia a instituição financeira desde 2019, e ajudou a expandir o atendimento no microcrédito pelo Interior, vai assumir um cargo do BRDE.