BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Junior da Femac recebe pastores

Diagramação Tribuna

| Edição de 19 de setembro de 2023 | Atualizado em 19 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Junior da Femac recebe pastores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A nova diretoria do Conselho de Ministros Evangélicos de Apucarana e Região (CMEAR) fez nesta terça-feira uma visita de cortesia ao prefeito Junior da Femac (PSD). O presidente reeleito pastor Sebastião Vieira disse que veio apresentar os membros da nova diretoria e reafirmar as boas parcerias mantidas com a Prefeitura de Apucarana. Segundo ele, a entidade congrega 70 igrejas evangélicas. O prefeito Junior da Femac agradeceu a visita e se colocou à disposição para manter as parcerias com as igrejas. Participaram da agenda os pastores Luiz Haffman, Carlos Antônio Pereira, Luiz Cláudio, Armando Gonçalves, Juarez Teodoro de Souza, Sebastião Vieira, Davi, Alex, Jairo e Joel. Também acompanharam o prefeito Neno Leiroz, Jossuela Pirelli e Denise Canesin. 

De casa nova em Apucarana 

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inaugura, nesta quarta-feira, às 17 horas, as novas instalações da Casa da Indústria de Apucarana. O novo espaço, que serve de sede compartilhada para quatro sindicatos filiados à Fiep, conta com estrutura mais adequada para que as instituições possam se desenvolver e ofertar soluções para as indústrias dos diferentes setores que representam, fortalecendo o associativismo na região. A inauguração terá a presença do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, presidentes dos sindicatos, lideranças industriais e autoridades. O novo espaço físico fica na Rua Padre Severino Cerutti, 249 – Sala 02.

Contra o aborto

Diversas câmaras de vereadores do Paraná estão aprovando Moção de Apelo ao Congresso Nacional para que interfira junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), não permitindo que seja aprovada a ADPF 442 (Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que permite a realização do aborto até a 12ª semana de gestação. Legislativos seguem o mesmo que já foi aprovado na Câmara de Apucarana por iniciativa do vereador Marcos da Vila Reis (PSD). Nesta segunda-feira, tais moções foram aprovadas, por exemplo, nas câmaras de Arapongas e Califórnia. Para vereadores, não cabe ao STF fazer leis e sim ao Congresso. Também alegam que, acima de tudo, é preciso defender a vida.

Onofre na Capital

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), está cumprindo agenda em Curitiba, a fim de tratar sobre várias obras que estão em andamento no município. Ele frisa, porém, que um dos principais motivos da sua ida a Curitiba é a necessidade de melhorar a segurança no acesso ao Residencial Bem Viver, cuja primeira etapa foi entregue no último sábado com a presença do governador Ratinho Júnior (PSD). Para encaminhar todos os pleitos, Onofre se reuniu nesta terça-feira com Lúcio Mauro Tasso, que responde pela subchefia da Casa Civil, e com Junior Weiller, superintendente-geral de apoio aos municípios da Casa Civil.

FPM continua caindo

Prefeituras recebem nesta quarta-feira o segundo repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo antecipou a Secretaria do Tesouro Nacional, o montante é 4,87% menor em relação a igual período do ano passado. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o acumulado do mês já registra uma queda de 24,44%. A previsão da CNM é de mais queda até o final do mês. Conforme a Confederação, essa sequência de queda do FPM, que vem desde julho, é resultado da redução na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, além de restituições elevadas de Imposto de Renda. Prefeitos pedem compensações ao governo.