BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Molina cobra novo rotativo em Apucarana

Diagramação Tribuna

| Edição de 25 de março de 2024 | Atualizado em 25 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Molina cobra novo rotativo em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), voltou a cobrar nesta segunda-feira a implantação do novo sistema rotativo que regulamenta o estacionamento de veículos e motos na área central da cidade e adjacências. A cobrança foi feita ao diretor de trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes. “O meu pedido ao sr. Carlos Mendes é para que efetivamente coloque o rotativo para funcionar”, afirmou Molina em entrevista coletiva logo após a sessão da Câmara. “Sinceramente, eu não sei o que falta, porque cada hora é uma coisa. Eu não consigo entender a dificuldade em se implantar esse rotativo, nem que seja um projeto piloto”, disse. Ele lembra que o projeto foi aprovado no final do ano passado, com previsão de funcionar logo no início deste ano, porém já está passando março e até agora nada.

Contas de Pegorer 

A Câmara de Vereadores de Apucarana irá apreciar e votar na próxima sessão ordinária, dia 1º de abril, a prestação de contas do exercício financeiro de 2006 de responsabilidade do ex-prefeito Valter Pegorer (ex-MDB). A informação foi dada nesta segunda-feira pelo presidente do Legislativo, Luciano Molina (PL), segundo quem essa sessão será exclusivamente para julgamento de contas. O parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) é pela sua reprovação, tendo em vista várias irregularidades constatadas, entre elas, reajuste indevido da remuneração de agentes políticos. Esta é a última conta pendente do ex-prefeito na Câmara de Apucarana.

Turini no MDB

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Londrina, Tercílio Turini (PSD), filiou-se nesta segunda-feira ao MDB. Ele conseguiu uma carta de anuência das direções do PSD do Paraná e do Nacional há duas semanas para trocar de partido e, agora, passa a ser um nome viável para disputar a sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP) no pleito deste ano. Abonaram a ficha de filiação de Turini o presidente estadual Anibelli Neto, o deputado federal Sérgio Souza, o ex governador Orlando Pessuti e o vice-presidente Renato Adur. Em breve será realizado um encontro regional do MDB em Londrina.

Ditão Púpio pré-candidato

O ex-prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio, conhecido por Ditão Púpio, assinou ficha de filiação ao MDB durante encontro regional do partido realizado na última quinta-feira, em Apucarana. Sua ficha foi abonada pelo presidente do partido no Paraná, deputado estadual Anibelli Neto, e pelo deputado federal Sérgio Souza. Ditão Púpio, que é pré-candidato a prefeito nas eleições de 6 de outubro deste ano, foi prefeito de Jandaia do Sul no período de 2017 a 2020 pelo antigo PSC, partido que se juntou ao Podemos. Em 2013 também comandou a administração municipal por um período com a cassação do então prefeito Carneiro da Metafa (PSDC) na época.

Fim da reeleição

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda-feira que o Senado quer aprovar a PEC do fim da reeleição ainda em 2024. Segundo o presidente da Casa, o texto deve avançar em conjunto com o projeto de Código Eleitoral, para ambos serem aprovados na Casa ainda neste ano. “Vejo toda a condição de aprovação ainda esse ano, não necessariamente no primeiro semestre, com apreciação sobre a questão do instituto da reeleição, o mandato de cinco anos e eventualmente da coincidência de eleições”, disse Pacheco a jornalistas. Segundo Pacheco, o tema será amplamente debatido no Senado, com audiências públicas e sessões de debate.