BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Requião candidato a vereador?

Diagramação Tribuna

| Edição de 05 de março de 2024 | Atualizado em 05 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Requião candidato a vereador?

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-governador do Paraná e ex-senador Roberto Requião (PT) admitiu nesta terça-feira, dia em que comemorou 83 anos de idade, a possibilidade de se candidatar a vereador em Curitiba nas eleições deste ano. Segundo sua assessoria, no entanto, a princípio, ele só sai candidato se a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) disputar a Prefeitura de Curitiba. O objetivo de Requião é, em uma eventual eleição para a Câmara Municipal, retomar as bandeiras populares como educação em tempo integral e tarifa justa de transporte coletivo. Para alguns petistas, a candidatura de Requião a vereador poderia ser interessante porque há uma chance de ele puxar votos e eleger uma bancada maior do PT no legislativo. Hoje, o PT conta com três vereadores: Angelo Vanhoni, Giorgia Prates, a Mandata Preta, e Professora Josete (PT).

Mulheres de destaque

A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta quinta-feira às 19 horas, no plenário do Legislativo, sessão solene para entrega do “Prêmio Mulher Destaque” para 11 personalidades femininas indicadas por cada um dos 11 vereadores. A lei que criou o prêmio é de autoria da ex-vereadora Márcia Souza (PSD) e visa comemorar o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. Para tanto, são homenageadas anualmente mulheres apucaranenses que se destacam profissionalmente ou que tenham prestado relevantes trabalhos na área social. O principal objetivo da homenagem é valorizar a mulher apucaranense no contexto da cidadania.

Morte de médico

O prefeito Junior da Femac (PSD) emitiu nota de pesar, nesta terça-feira, pela morte do médico ginecologista Keijiro Otta, aos 87 anos. Ele clinicou por muitos anos em Apucarana, formando grande clientela na área de ginecologia e obstetrícia. Segundo familiares, o médico já estava aposentado e faleceu na tarde desta segunda-feira. O filho, Everson Otta, relatou que seu pai teve uma pneumonia e estava internado há alguns dias em Curitiba, onde vinha residindo há dez anos. Em nome dos apucaranenses, Junior da Femac manifestou condolências à família e aos amigos do Dr. Keijiro Otta. “Que Deus na sua infinita bondade possa confortar a dor de familiares e amigos do Dr. Otta”, citou o prefeito Junior da Femac. 

Disputa em Grandes Rios

Se confirmadas as candidaturas anunciadas até agora, Grandes Rios deverá ter uma eleição bastante disputada para o cargo de prefeito no dia 6 de outubro. Por enquanto, são pré-candidatos o atual prefeito Toninho do Café (União Brasil), que pretende buscar a reeleição, o ex-prefeito Toninho Santiago (PSD) e o ex-prefeito e ex-deputado estadual Edson Silva Lino, que está se filiando ao PSDB do ex-governador Beto Richa. Marcelo Ferrari (PSB), que concorreu à Prefeitura na eleição passada e teve uma expressiva votação, também pode disputar mais uma vez. Grandes Rios tem uma população de 5,6 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, e 5,2 mil eleitores.

Plano Diretor

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base no Censo 2022 do IBGE, aponta que cresceu no País o número de municípios de pequeno porte que alcançaram população igual ou superior a 20 mil habitantes. A CNM alerta que todas as cidades com 20 mil habitantes ou mais devem elaborar Plano Diretor. A obrigatoriedade está prevista no artigo 41 da Lei 10.257/2001 do Estatuto da Cidade. O não cumprimento pode resultar em sanções. Em todo o Brasil são 117 municípios que entraram nesta situação. Na região, são obrigados a ter Plano Diretor apenas quatro cidades: Apucarana, Arapongas, Ivaiporã e Jandaia do Sul.