CIDADES

min de leitura - #

​ Contribuintes de Apucarana têm até hoje para quitar IPTU à vista

Da Redação

| Edição de 10 de abril de 2018 | Atualizado em 10 de abril de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vence hoje o prazo tanto para a quitação à vista quanto para pagamento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 em Apucarana. Por isso, ontem foi grande a movimentação nos pontos de orientação e emissão de carnês disponibilizados pela prefeitura. O exercício fiscal deste ano tem lançamento de R$ 24,9 milhões em 52,2 mil imóveis tributados.

A meta do departamento de Tributação da prefeitura é repetir os índices de anos anteriores, quando mais da metade dos contribuintes quitaram o imposto à vista. Quem pagar o imposto em parcela única garante um desconto de 5%. Os carnês, que já foram encaminhados para as casas dos contribuintes, poderão ser pagos na Caixa Econômica Federal e lotéricas. 
Os boletos também podem ser impressos diretamente no endereço eletrônico da prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br). O contribuinte que não tem acesso à internet pode, ainda, imprimir seus carnês nos pontos de atendimento disponibilizados pela prefeitura, no Terminal Rodoviário (ao lado do atendimento do Rotativo), no Centro de Informações Turísticas na praça Valmor Giavarina ou no furgão do IPTU móvel. Ontem, o movimento de contribuintes era grande também no Setor de Tributação da prefeitura. A maioria dos atendimentos era para discutir revisão de valores lançados, quitar tributos em atraso ou, ainda, retirar carnês. 

Imagem ilustrativa da imagem ​  Contribuintes de Apucarana têm até hoje para quitar IPTU à vista


No caso do pagamento à vista, segundo explica a superintendente de Tributação, Sueli Aparecida de Freitas, é possível fazer a quitação em qualquer banco. “Essa possibilidade, entretanto, só ocorre no caso do boleto que é impresso diretamente do site da prefeitura. Já no caso do carnê enviado pelos Correios, o pagamento deve feito na rede Caixa”, explica. 
A maioria dos carnês foi reajustada em 2,5%, índice menor que a inflação oficial do período, de 2,95%. O IPTU pode ser parcelado em até 10 vezes. A primeira parcela também vence hoje.
Moradora do residencial Araucárias, Silvana Aparecida Maciel, 42 anos, esteve ontem no ponto de atendimento da Praça Valmor Giavarina para retirar seu carnê. “Vim aqui porque é bem mais prático, é no centro e super rápido”, comenta. Ela resolver parcelar o tributo e pagou ontem mesmo a primeira parcela do tributo. “Em relação ao ano passado quase que não teve aumento, acho que está um preço justo”, destaca.