CIDADES

min de leitura - #

​ GM promete intensificar fiscalização de vagas especiais

SILVIA VILARINHO

| Edição de 18 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Alvo de reclamações frequente de usuários que têm direito garantido por lei, o estacionamento irregular em vagas especiais está na mira da Guarda Municipal de Apucarana, que promete intensificar a fiscalização e autuar os motoristas. 

Segundo o comandante da GM Alessandro Carletti, após muitas denúncias no 153 da corporação, a fiscalização será redobrada. “Recebermos muitas denúncias, falando do uso irregular das vagas especiais, destinadas aos cadeirantes, idosos, autistas e até as cargas e descargas. Se o motorista for flagrado sem o uso das credenciais será notificado,” explica.
Conforme o GM, é preciso que os motoristas se conscientizem que  e é preciso respeitar o direito de idosos e deficientes físicos. 
“Se alguém perceber o uso irregular de uma vaga, é só ligar para o 153. A GM ou os agentes de trânsito vão checar as informações. Alguns motoristas as vezes alegam que mas é rapidinho, que pararam o carro para resolver algo e estão saindo. Essa não é uma justificativa aceitável. Entendemos as necessidades de todos, mas precisamos que os motoristas entendam que as vagas especiais são para as pessoas que têm efetivamente esse direito”, detalha.
Vale lembrar que o uso das vagas depende de apresentação de credencial expedida pela autoridade competente. Em Apucarana, para fazer uma credencial ou para atualizar validade, é preciso procurar departamento de trânsito da Prefeitura, localizado na Rua Tamandaré, 515 Barra Funda. Telefone (43) 3423-0930. A credencial pode ser usada em qualquer município com reserva de vagas.
Estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial, rende multa gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e punição de R$ 293,47. (SÍLVIA VILARINHO)