CIDADES

min de leitura - #

​ Senac de Ivaiporã amplia oferta em capacitação profissionais

Da Redação

| Edição de 10 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com desemprego em alta, conquistar uma vaga no mercado de trabalho exige capacitação técnica o que amplia a demanda por cursos profissionalizantes. No Vale do Ivaí, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que é focado na qualificação profissional para atender as demandas do setor do comércio de bens, serviços e turismo formou no ano passado 2.708 profissionais. Neste ano, a previsão inicial é 2.934 alunos, um aumento de 8,3%.

Um dos profissionais formado pelo Senac e que hoje faz sucesso na área de gastronomia é o jovem Lucas Kruzel Beltrame, de Jardim Alegre. Beltrame tem seu próprio negócio em casa e vende os pratos que produz através das redes sociais, além de entregar salgados em lanchonetes e restaurantes. Agora com o próprio rendimento, faz o segundo ano de um curso superior em gastronomia. 
Ele começou na carreira há três anos, com o curso doces finos. “Depois disso fiz um curso atrás do outro”, diz o jovem.
Outro caso de sucesso é da cabeleireira Camila Andrade, de Ivaiporã, que embora já trabalhasse em um salão de beleza, em 2015 procurou o Senac para se capacitar também no curso de maquiagem, e estar se atualizando no setor. Inclusive hoje, Camila é também instrutora no Senac. “Com certeza, abriu novas portas. Fico muito feliz e estar repassando para os alunos aquilo que aprendi aqui”. 
A instrutora do Senac Fabiana Koltun Caldas fala do progresso dos alunos em suas carreiras. “É uma satisfação ver tantos casos de sucesso que passaram aqui pelo Senac, e não é só aqui em Ivaiporã. Nós atendemos 13 municípios, e em todos eles temos profissionais que estão progredindo”. 
Conforme Samantha Dorabiato, técnica do Senac de relações com o mercado, além dos cursos na unidade em Ivaiporã, o Senac tem as unidades móveis itinerantes, carretas equipadas com a mesma estrutura e qualidade que tem nas unidades fixas.
“No município de São Pedro do Ivaí, Nova Tebas e Rosário do Ivaí, este ano eles vão estar recebendo as unidades móveis de gastronomia, hotelaria e turismo. Manoel Ribas vai receber a unidade móvel de pães e confeitos. Serão encaminhadas nestas carretas, algumas qualificações pelo programa de gratuidade fomentando a qualificação profissional das pessoas desses municípios”, explica. 
Ainda segundo Samantha, a unidade de Ivaiporã para este ano tem propostas de cursos técnicos em radiologia que inicia no dia 12 de março.  
(IVAN MALDONADO)