CIDADES

min de leitura - #

​ Situação de hospital de Jandaia é tema de reunião com prefeito

Da redação

| Edição de 19 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitura destaca que estuda alternativas para manter serviço
A crise do Hospital Nossa Senhora de Fátima foi tema de reunião realizada na manhã de ontem com participação do prefeito Benedito José Pupio (PSC), representantes do Departamento de Saúde e procuradoria jurídica da prefeitura  e vereadores.
O prefeito Ditão Pupio afirmou que o município não ter qualquer intenção de fechar hospital. “O hospital não vai fechar, nós estamos estudando a situação mas a população pode ter certeza que não vai ficar sem serviço”, destacou o prefeito.
Ele destacou que desde que surgiu a possibilidade do fechamento do hospital, em novembro de 2017, a atual administração vem buscando inúmeras soluções para resolver a situação. Uma das alternativas estudadas foi a de transformá-lo em entidade filantrópica, o que ampliaria a possibilidade de transferência de recursos, o que já foi aprovado pela Câmara Municipal. Contudo, para há um período mínimo de um ano para que o CNPJ da entidade esteja apto a receber recursos.
O departamento de Saúde sustentou que durante o período foram feitos repasses para custeio do hospital, que estão em dia e um novo contrato está sendo feito, mas que há os devidos critérios jurídicos e licitatórios para que tal seja concretizado. 
O prefeito Ditão salientou que o problema não ficará sem solução, mas lembrou o hospital é particular.  “Não se resolve do dia pra noite, já foi aprovado o projeto de torna-lo filantrópico e buscamos também uma outra alternativa que é a municipalização”. 
Anteontem, os treze funcionários registrados no  hospital foram demitidos. A direção do hospital não comentou assunto. (EDITORIA DE CIDADES)