CIDADES

min de leitura - #

Acidente causa derramamento de diesel no córrego Biguaçu

DA REDAÇÃO

| Edição de 01 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um motorista ficou ferido e milhares de litros de óleo diesel foram derramados na pista, contaminando o córrego Biguaçu, em um acidente registrado na manhã desta sexta-feira (30), no Contorno Sul de Apucarana. Um bitrem com 43 mil litros de combustível tombou na pista sul, que ficou interditada praticamente todo o dia.

O acidente aconteceu por volta das 10 horas após o motorista perder o controle, bater no guard rail e tombar. O motorista ficou preso nas ferragens. Equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e da CCR Rodonorte foram até o local do acidente para auxiliar no desencarceramento, que demorou mais de uma hora. A vítima foi encaminhada para o Hospital da Providência de Apucarana.
A carreta bitrem transportava 43 mil litros de óleo diesel. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 70% da carga foi perdida. Cerca de 30 mil litros combustível escorreram na pista, atingindo a canaleta e o córrego Biguaçu. Segundo órgãos ambientais, além do Biguaçu, o combustível vai atingir também o Rio Bom, onde o córrego deságua.
Segundo o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana, Sergio Bobig, que esteve no local do acidente pela manhã em apoio ao Instituto Água e Terra (IAT), neste sábado os técnicos devem voltar ao local do acidente para uma nova coleta da água do Biguaçu. “É bastante preocupante, pois o óleo cria uma película sobre a água que impede a oxigenação, causando a morte de peixes. Certamente o impacto será grande”, comenta.
A empresa responsável pelo veículo, que é de Sarandi, deve responder administrativamente pelo derramamento do óleo.
Por conta do acidente, a pista sentido sul passou praticamente todo dia totalmente interditada, levando um grande fluxo de veículos para Avenida Governador Roberto da Silveira. No final da tarde, após transbordo do restante da carga e retirada do bitrem, uma das pistas foi liberada para tráfego.