CIDADES

min de leitura - #

Aeroporto de Arapongas terá voos regulares a Curitiba; Apucarana briga para ser incluída

CINDY SANTOS E RENAN VALLIM APUCARANA

| Edição de 07 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo Estadual lança hoje o programa Voe Paraná, para incentivar a aviação regional. Dentre os dez municípios incluídos na rota de voos domésticos nesta primeira fase está Arapongas, que contará com ligação aérea a Curitiba, em parceria com a Gol Linhas Aéreas. Já Apucarana briga para ser incluída no programa, mobilizando todas as lideranças do município na capital do Estado. 
Para o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), é um avanço importante que beneficiará o comércio do município e de toda a região. “Estamos muito contentes porque mostra a importância do nosso município no cenário econômico do Paraná”, afirma.  
Segundo ele, o setor moveleiro pesou na decisão do governo de incluir Arapongas na primeira fase. “Somos o primeiro polo moveleiro do Brasil e produzimos aqui 10% dos móveis comercializados no país. O município precisa ter maior mobilidade, contatos mais fáceis com Curitiba e outras regiões do Paraná e do Brasil”, assinala o prefeito. 
Sérgio Onofre também acredita que este é o caminho para que o Aeroporto  Alberto Bertelli receba novos investimentos e melhorias futuramente. “É um passo para estruturar e melhorar a segurança do aeroporto futuramente”, acredita. Nesta quarta o prefeito segue para Curitiba, acompanhado por um empresário que também está disposto a implantar o transporte aéreo a partir do aeroporto de Arapongas, operando para Curitiba e São Paulo.  
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Irineu Munhoz, o programa é altamente positivo e vai de encontro com as necessidades dos empresários locais. “Tendo voos saindo do município é muito mais fácil e tranquilo, porque os empresários precisam viajar para outros estados e isso é muito positivo”, assinala. 

APUCARANA
A informação de que Apucarana não constava na lista de cidades contempladas pelo programa foi recebida com surpresa pelo município. Assim que soube da notícia, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), viajou para Curitiba. Ele pretende unir forças, juntamente com o ex-prefeito e atual secretário estadual da Saúde, Beto Preto, deputados estaduais Delegado Jacovós, Arilson Chiorato e Tiago Amaral, e outras lideranças, para pleitear a inclusão do município no pacote de cidades com voos comerciais regulares. 
“A cidade tem uma vida universitária enorme, um agronegócio que avança a passos largos, além de ser a cidade-polo do Vale do Ivaí”, afirmou o prefeito. Ainda de acordo com ele, o Aeroporto Capitão João Busse, de Apucarana, tem uma das melhores pistas do interior do estado, que foi recentemente reformada. Por já ter operado voos comerciais no passado, o aeroporto tem também sala de embarque, abastecimento, balizamento noturno, entre outros equipamentos, além de um plano de aviação aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Tudo isso mostra a total viabilidade técnica de recebermos voos comerciais”, destacou. 
Ainda ontem, o vereador Lucas Leugi protocolou na Câmara de Apucarana um requerimento endereçado ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira. No teor do requerimento, que deverá ser discutido e votado na próxima sessão ordinária, o vereador questiona o secretário sobre a inclusão do município de Apucarana no programa do Governo do Estado do Paraná. O deputado estadual Arilson Chiorato seguiu o mesmo caminho na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e também protocolou requerimento solicitando a inclusão de Apucarana no programa. 

Primeira fase do programa inclui 10 municípios
O programa oferece voos partindo e chegando a dez cidades menores, entre 32 mil e 155 mil habitantes. Além de Arapongas, os municípios de Paranaguá, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória e Guaíra também ganharão voos regulares. Os municípios citados se juntam aos outros dez que já tinham oferta de voos comerciais e futuramente, Guarapuava entrará na lista. 
Além da Azul, que já opera voos regionais em outras oito cidades, o Programa Voe Paraná receberá a adesão da companhia aérea Gol com a empresa de táxi aéreo Two Flex. As viagens serão feitas em aeronaves Cessna Grand Caravan de até 9 lugares, com média de três a quatro voos semanais. Curitiba será o principal destino, mas há também rotas interligando cidades do Interior. 
Os deslocamentos em parceria com a Gol serão feitos por aeronaves Cessna Grand Caravan de até 9 lugares, com média de três a quatro voos semanais. Curitiba será o principal destino, mas há também rotas interligando cidades do Interior. 
A ideia do Governo do Estado é que os voos custem em torno de R$ 350. Em 20 dias, as primeiras linhas já deverão estar em operação e a expectativa é que todas as novas rotas sejam colocadas em funcionamento dentro de dois meses. 
De acordo com o governador, Ratinho Junior, outras cidades do Estado deverão encorpar o programa nos próximos meses, desde que haja liberação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também escala de demanda. “Precisamos fortalecer os aeroportos e voos regionais. Estamos trabalhando para aumentar a malha viária logo em seguida e negociando com outras companhias aéreas interessadas em operar dentro da nossa malha regional”, afirma. Apucarana é uma das principais cidades cotadas para ser incluída.