CIDADES

min de leitura - #

Alegando questão política, renuncia diretoria da associação comercial de Borrazópolis

DA REDAÇÃO

| Edição de 02 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Borrazópolis (Aceb), Vilmar Antônio Sapatieri, juntamente com toda a diretoria, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (dia 31). O mandato terminaria em janeiro de 2022. 

Sapatieri passou o comando da entidade para o padre Paulo César Alves Rodrigues, pároco da Paróquia Imaculada Conceição, que seria um dos associados como dono de uma empresa de cursos de formação e que já tinha a intenção de dirigir a associação.
Segundo Vilmar Sapatieri, sua permanência na presidência da Aceb ficou inviável com a eleição do novo prefeito Dalton Moreira (PDT), uma vez que ambos são de grupos políticos distintos. O próprio Vilmar Sapatieri justifica que, conforme alguns comerciantes o alertaram, Dalton e Sapatieri estiveram em lados opostos na eleição municipal do ano passado. Neste aspecto, seria importante que o presidente da Aceb tivesse uma aproximação maior com o Poder Executivo Municipal para que as ações da Aceb pudessem ter respaldo da administração municipal.
Em nota, Padre Paulo diz que está assumindo o compromisso de fazer despertar o espírito do corporativismo na associação. “Nosso maior objetivo é uma associação forte, unida e com vantagens para quem dela fazer parte”, garante o padre.
Ao entregar o cargo, Vilmar Sapatieri fez uma prestação de contas, através da qual destaca que fez uma reestruturação na associação. Ele diz que, no final de 2018, pegou uma associação inativa, endividada e não ligada ao sistema associativista Cacinp, Faciap e Cacb. “Nós reorganizamos os serviços, colocamos a Aceb de volta no sistema e pagamos dívidas internas. Nosso maior desafio foi renegociar a dívida com a Faciap, que estava em torno de R$ 12 mil”, diz Sapatieri. Ele diz que deixa a diretoria, porém desejando que a próxima tenha sucesso na condução dos seus trabalhos.
O prefeito Dalton Moreira garante que nunca teve influência sobre a associação, nem como fiscal da Receita antes das eleições e menos agora como prefeito. Segundo ele, se a diretoria renunciou foi por motivos internos, já que a associação já vinha se enfraquecendo nos últimos anos. Ele acrescenta que, apesar da amizade com o Padre Paulo, este jamais o apoiou na eleição municipal. (EDISON COSTA)