CIDADES

min de leitura - #

Aos 73 anos, Arapongas é destaque na geração de empregos

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas completa neste sábado 73 anos de emancipação política. A “cidade dos passarinhos” como é conhecida, tem hoje quase 125 mil habitantes e vive uma fase de progresso e desenvolvimento. Ao longo deste ano, mesmo em meio a pandemia que cancelou as tradicionais comemorações de aniversário da cidade, Arapongas se destacou na geração de empregos, puxada principalmente pela forte indústria moveleira. A grande quantidade de obras espalhadas por todas as regiões da cidade também movimenta a economia. 

Em 2020, até o momento, Arapongas criou 707 empregos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse resultado colocou Arapongas em 14º lugar na geração de empregos neste ano em todo o estado. Durante os meses de junho e julho, o município ficou em primeiro lugar no Paraná na criação de vagas
Em junho, o estado registrou saldo positivo de 2.829 empregos com carteira assinada, dos quais, 593 empregos foram gerados por Arapongas. Em julho, o Paraná criou 8.833 empregos com carteira assinada, e Arapongas mais uma vez foi destaque com a geração de 686 novas vagas. O setor da indústria moveleira é o que mais emprega na cidade com 742 novas vagas geradas ao longo deste ano. 
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA) Irineu Munhoz, este resultado se deve aos incentivos financeiros aplicados durante o período mais crítico da pandemia. “A disponibilização de financiamentos a pessoas físicas e jurídicas com taxas nunca antes ofertadas, possibilitou a manutenção de empresas e novos investimentos. As empresas moveleiras de Arapongas e região já vinham implementando ações para melhorar sua performance tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Esses fatores elevaram a necessidade de produção das indústrias e por esse motivo o saldo de empregos é positivo. Estamos passando por um período bom de vendas, porém com falta de várias matérias prima, não fosse as faltas, a geração de empregos seria ainda maior”, declarou. 
Para o secretário de Indústria Comércio e Turismo (SEMIC) de Arapongas Nilson Violatto, Arapongas tem uma caraterística empreendedora, que justifica o bom desempenho na empregabilidade. “Arapongas é uma cidade com visão empreendedora, tanto dos empresários quanto dos trabalhadores que investem na cidade o seu dia a dia e os seus conhecimentos. Isso faz com que a geração de empregos, o trabalho, seja algo extremamente oportuno em todas as crises que já tivemos. Também temos lideranças fortes para conduzir Arapongas a romper um novo modelo de negócio, um novo modelo de cidade, um novo modelo de mundo que vem por aí, após a nossa passagem pela pandemia. Todos os araponguenses são pessoas extremamente preparadas para conduzir Arapongas a um grande crescimento”, argumentou. 
Empresário em Arapongas há mais de 30 anos, Marcos Tudino conta que mesmo apesar das dificuldades que a pandemia trouxe, a empresa que ele administra não realizou demissões e hoje está trabalhando a todo vapor. “Procuramos ter muita cautela para manter os empregos. Buscamos diversas alternativas, como dar férias coletivas, aguardando o cenário melhorar. Assim que as coisas começaram a se normalizar, retomamos nosso trabalho e fizemos novas contratações a partir de maio. Hoje estamos estabilizados e trabalhando com 100% da nossa capacidade”, garantiu Tudino.