CIDADES

min de leitura - #

Apac de Ivaiporã inicia oferta de ensino fundamental aos internos

IVAN MALDONADO IVAIPORÃ

| Edição de 17 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sete recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Ivaiporã vão começar a frequentar os bancos escolares. Termo de cooperação assinado ontem pelo Departamento Municipal de Educação  e associação vai levar aulas de alfabetização aos internos.

O primeiro grupo é formado por recuperando semi alfabetizados. Para o próximo ano, os demais internos também terão aulas do ensino fundamental e médio através Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), na Sala de Aula que também foi inaugurada ontem na Apac. 
Atualmente a associação atende 26 internos do regime fechado. O único interno com ensino médio completo também recebeu uma bolsa de estudo para o curso de administração da Uniaselvi na modalidade EAD. 
O prefeito Miguel Roberto do Amaral destacou a importância de levar instrução aos apenados. “Este é mais um serviço social de apoio a Apac, onde possibilitamos que o recuperando possa cumprir a pena com mais dignidade de modo que quando sair de lá saia melhor, ressocializado e preparado para começar uma nova vida”. 
A diretora de Educação, Rose Sirço agradeceu o empenho de toda a equipe municipal que vai coordenar o curso para os alunos dos anos iniciais. “Teremos uma professora que vai dar aulas na Apac de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas. Eles serão matriculados com a mesma mesmas disciplinas das salas de aula. Para os recuperandos do ensino fundamental, eles serão atendidos pelo Ceebja do Governo do Estado a partir do primeiro semestre do ano que vem”, comenta.
Reginaldo Peixoto coordenador regional do Depen e Janaina Luz, chefe do setor de educação e capacitação do Setor Penitenciário do Paraná, também prestigiaram a assinatura do termo de cooperação. “Entendemos que a educação e o trabalho são as maiores ferramentas de ressocialização. Importante a Prefeitura também estar vindo de encontro com o Estado para que a gente possa proporcionar educação aos apenados”, relata Janaina. 
O juiz do Trabalho, Cicero Ciro Simonini Junior, um dos idealizadores da Apac agradeceu o empenho prefeito e do Governo do Estado. “Vamos começar com sete pessoas praticamente analfabetas, que sentem vergonha nos atos de socialização. Queria registrar também o agradecimento a Uniasselvi que está proporcionando uma bolsa de estudo para um recuperando”, comenta. 
Também participaram do evento, a presidente da APAC Christiane Singh Bou Khezam, o vice-prefeito Ilson Gagliano, Valber Vinicius França Clarismundo - chefe do Núcleo Regional de Educação, os vereadores José Peres (Zé do Bar) e Edivaldo Montanheri e secretários municipais, dentre outras autoridades.