CIDADES

min de leitura - #

Após ano de crise, agências do trabalhador apostam em retomada

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Levantamento realizado com base em dados da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, mostra que ao longo de 2020, 1.289 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho através das Agências do Trabalhador de Apucarana (313) Arapongas (534), Jandaia do Sul (330), Ivaiporã (58) e Faxinal (54). No comparativo com 2019, quando foram colocadas 2.390 pessoas no mercado, houve queda de 46%. Com exceção de Jandaia do Sul – que passou de 302 para 330 -, todas agências registraram queda. De acordo com coordenadores de agências da região, pandemia do coronavírus,  que chegou interromper os trabalhos, influenciou diretamente nos números. 

Em Apucarana, a Agência do Trabalhador vem ofertando, em média, 230 vagas, a maior parte delas para o setor da indústria e comércio. De acordo com o coordenador da Agência, Neno Leiroz, a pandemia impactou na colocação de pessoas no mercado no ano passado, mas a expectativa para 2021 é de retomada. 
“Estamos com centenas de vagas diariamente para indústria e comércio, mas as pessoas ainda não estão procurando. Acreditamos em uma melhora na procura a partir das próximas semanas, até porque, os auxílios pagos pelo governo terminaram, e isso pode influenciar a procura por vagas. Estamos diariamente em contato com as empresas da cidade também, para oferecer sempre o maior número de vagas possível”, considerou.
Em Arapongas, o atendimento da Agência do Trabalhador foi retomado há pouco mais de uma semana, e já no primeiro dia, mais de 200 pessoas procuraram pelas vagas. Ontem, cerca de 150 vagas estavam disponíveis na agência. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social Ismailda Ferreira de Lima da Silva, a administração deve investir em qualificação de mão-de-obra para suprir as demandas da indústria na cidade. “Estamos discutindo junto a secretaria de Indústria e Comércio uma forma de oferecer cursos de qualificação para indústria, principalmente na área de costura de estofados, que tem apresentado muitas vagas”, disse.
A secretaria disse ainda que acredita em uma retomada na colocação de trabalhadores a partir deste ano. “A procura dos trabalhadores diminuiu muito durante a pandemia e muitas empresas ficaram fechadas por falta de matéria-prima. Agora, com a retomada da economia e o fim dos auxílios emergenciais, muitas pessoas devem retornar ao mercado de trabalho”, observou.

IVAIPORà
Em Ivaiporã  o novo gerente da Agência, Rodrigo Cordeiro, acredita que apesar de um cenário conturbado de 2020 com a pandemia, as expectativas são boas com relação a mais empregos na cidade em 2021. 
“Geração de empregos é prioridade do governo Carlos Gil. Estamos iniciando agora e vamos trabalhar principalmente em cima de qualificação de mão de obra junto com o Departamento de Indústria e Comércio. A tendência agora com a vacina contra o Covid-19 é de crescimento da economia e acreditamos que este será um ano de criação de muitos postos de trabalho”, disse Cordeiro.