CIDADES

min de leitura - #

Após chuvas, plantio de soja entra na reta final na região

Ivan Maldonado

| Edição de 06 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O tempo firme iniciado na última sexta-feira tem aumentado a concentração dos trabalhos de plantio de soja na regional da Seab de Ivaiporã. Com isso, até ontem, aproximadamente 75% da área total estimada de 303 mil hectares para a safra 2018/19 já havia sido semeada nos 22 municípios da regional. As informações são do Departamento de Economia Rural (Deral). A previsão é que partir de agora, caso não ocorra mais redução no ritmo dos trabalhos, o plantio seja concluído de 10 a 15 dias. 

Imagem ilustrativa da imagem Após chuvas, plantio de soja entra na reta final na região


Conforme informações do engenheiro agrônomo, Sergio Carlos Empinotti, do escritório regional da Seab de Ivaiporã, antes das chuvas da última semana, o plantio havia atingido 45% da área estimada. “A partir de domingo o pessoal voltou a colocar as máquinas no campo. Aqui mais ao norte da regional o plantio está mais avançado, mas ao sul, na região de Manoel Ribas e Pitanga, está um pouco mais atrasado por conta da colheita do trigo que está na fase final”, avalia.
A previsão do tempo mostra o retorno das chuvas nos dias 14 e 15, após isso o clima volta a firmar. “Se as previsões se confirmarem acreditamos que até o final do mês, o plantio das soja na regional estará praticamente concluído”, comenta. 
Ainda segundo Empinotti, da área plantada até agora cerca 25% se encontra em fase de desenvolvimento 75% em fase de germinação. “No geral, a cultura apresenta boas condições, se desenvolvendo bem. Se o clima for favorável a partir de agora, com chuvas intercaladas com períodos mais secos, a safra pode se desenvolver com produtividade dentro das médias históricas”. 
A produção de soja na regional de Ivaiporã na última safra 2017/18 teve um patamar recorde de 1.023 milhão de toneladas. A produtividade média atingiu marca de 3.497 quilos por hectare contra 3.215 quilos da safra anterior. 
Na região oeste do estado, onde a cultura se encontra mais adiantada em fase de desenvolvimento, já existe notícias de alguns focos de ferrugem asiática. A recomendação para os produtores da regional é que seja realizado o monitoramento da lavoura e aplicação de preventiva de doenças desde o início do desenvolvimento da lavoura. “Para evitar futuras perdas de produção no período de floração e de enchimento de grãos", orienta Empinotti. 

APUCARANA
Na área da Seab de Apucarana, o plantio de soja já atinge 80% da área plantada, que nesta safra deve chegar a 125,3 mil hectares. Se o clima permanecer instável, o trabalho deve ser praticamente concluído até o final de semana..