CIDADES

min de leitura - #

Após trâmite de 10 anos, Cambira conquista recursos para nova escola

Edison Costa

| Edição de 16 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), autorizou ontem a abertura de processo licitatório para construção de uma nova e moderna escola para atender à demanda da rede municipal de ensino. A escola terá 868 metros quadrados de área construída e capacidade para atender a 180 alunos e terá investimento de R$ 1,4 milhão.

O início de construção desta obra, que vem se arrastando por mais de dez anos por problemas políticos e burocráticos, foi liberado pelo governo federal por intermédio de um Termo de Compromisso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Hoje demos um passo importante para iniciar essa tão sonhada e esperada escola para nossos alunos”, disse o prefeito Toledo, ao assinar a ordem de licitação em reunião com a vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira (PROS), secretários, assessores, funcionários e vereadores.
“Após muitas conversas e especulações, enfim o FNDE liberou o Termo de Compromisso, ou seja, a autorização para o Município abrir a licitação da obra. Até então o Município estava impedido”, disse o prefeito. Ele salienta que este é um processo que teve início no mandato da ex-prefeita Neusa Bellini (PSDB), com a aquisição do terreno no Jardim Miliati, e passou pelo mandato do ex-prefeito Maurílio dos Santos (PRB), onde houve um empenho de R$ 250 mil em dezembro de 2016 através do deputado federal Sérgio Sousa (MDB). Falta de certidão negativa, cassação de mandato e troca de prefeitos, segundo ele, foram alguns dos problemas que emperraram esta obra.
“E hoje, em nosso mandato, conseguimos executar todo o trâmite de engenharia, a aprovação do projeto, o termo de compromisso e conseguimos ampliar o valor da emenda que era de 1 milhão para aproximadamente 1,4 milhão para podermos dar início à licitação”, afirma Toledo.
No ato em seu gabinete, o prefeito agradeceu o empenho e dedicação da ex-secretária municipal de Educação, Dóris Moya, já falecida, para conquista desta escola. Segundo o prefeito, pelas mãos de Dóris Moya passou grande parte deste processo, por isso ela será homenageada com o nome da escola.
O atual secretário municipal de Educação, Felipe Zani, agradeceu o empenho da administração municipal para que este sonho fosse possível. “Essa conquista é, acima de tudo, um investimento na educação, que fará toda a diferença no futuro de nossas crianças", disse. A nova unidade vai atender às necessidades da Escola Municipal São José, que hoje funciona no prédio do Estado que abriga a Escola Estadual Cezar Lattes.