CIDADES

min de leitura - #

Após uma semana, ciberataque ainda afeta sistema do INSS

Renan Vallim

| Edição de 20 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma semana após o ciberataque que atingiu cerca de 200 mil computadores em todo o mundo, as agências da Previdência Social da região ainda seguem afetadas pelo vírus, chamado ‘WannaCry’. O atendimento é lento nas agências de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã, por conta de problemas no sistema de dados nacional da Previdência. Em Apucarana, o problema é ainda agravado pelo fato de que 15 computadores foram infectados e colocados fora de serviço.

Imagem ilustrativa da imagem Após uma semana, ciberataque ainda afeta sistema do INSS

A unidade apucaranense do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou a ficar três dias com os serviços suspensos por conta do problema. De acordo com o chefe da agência de Apucarana do INSS, Nelson Oscar, os atendimentos foram retomados plenamente na última quarta-feira (17). No entanto, até agora, ainda é possível sentir os efeitos do ataque.
“O sistema continua apresentando grande lentidão, ainda por causa do problema que tivemos na semana passada. Como o ataque foi nacional e atingiu todas as agências da Previdência Social no Brasil, leva tempo até tudo voltar ao normal”, ressaltou ele.
O INSS pede paciência para o contribuinte que precisar dos serviços da Previdência Social. “O que agrava ainda mais a nossa situação é que estamos com menos computadores em operação. Tivemos 15 equipamentos infectados pelo vírus e tivemos que desativar todos eles. Esperamos que, em breve, possamos retomar os serviços com esses computadores”, afirma Oscar.
Como o sistema da Previdência Social é o mesmo para todas as agências do país, outras unidades também estão apresentando lentidão. Em Arapongas e Ivaiporã, também é necessário ter paciência. No entanto, não houve confirmação de quantos computadores foram infectados nessas cidades.

ATAQUE
O ciberataque aconteceu no último dia 12. De acordo com autoridades europeias, o ciberataque fez cerca de 200 mil vítimas em pelo menos 150 países. No Brasil, os sites dos Tribunais de Justiça de Roraima e do Espírito Santo ficaram fora do ar. Empresas e órgãos públicos de 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal também foram atacados.