CIDADES

min de leitura - #

Apreensões de drogas sintéticas em Apucarana aumentam mais de 360%

Da Redação

| Edição de 16 de novembro de 2018 | Atualizado em 17 de novembro de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As apreensões de drogas sintéticas subiram mais de 360% entre janeiro e outubro desde ano em Apucarana, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. A maior alta foi do LSD, cujas apreensões quintuplicaram em 2018. Outras drogas, como a cocaína e o crack, também tiveram crescimento. Prisões de suspeitos de envolvimento com o tráfico também subiram. Os dados são do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana.

Nos 10 primeiros meses de 2018, foram 1.257 unidades de drogas sintéticas apreendidas pela Polícia Militar apucaranense, sendo 954 pontos de LSD e 303 comprimidos de ecstasy. No mesmo período de 2017, o volume foi de 272 unidades, sendo 188 unidades de LSD e 84 comprimidos de ecstasy. O aumento no volume apreendido foi de 407,4% para a primeira droga e 260,7% para a segunda.
Outras drogas também registraram crescimento. A PM retirou das ruas da cidade aproximadamente 3,6 quilos de cocaína, número que é 102,3% maior do que o 1,8 quilo da droga que foi apreendida no mesmo período de 2017. Com relação ao crack, foram 2,1 quilos apreendidos neste ano, 87,9% a mais do que no ano passado, quando o volume havia ficado em cerca de 1,1 quilo.
De acordo com o 10º BPM, apenas as apreensões de maconha caíram. O volume passou de 134,9 quilos para 65,8 quilos, uma queda de 51,2%. As prisões e apreensões de suspeitos de envolvimento com o tráfico aumentaram 15% e 7%, respectivamente. Foram 251 prisões neste ano, contra 218 no ano passado. Já as apreensões ficaram em 73 pessoas, contra 68 em 2017.
De acordo com o capitão Vilson Laurentino da Silva, do setor de Comunicação Social do 10º BPM de Apucarana, os números são positivos. “Estes números mostram, sem sombra de dúvida, o foco intensivo no combate ao tráfico de drogas por parte da polícia na cidade. O aumento das apreensões é reflexo direto das ações policiais desenvolvidas em Apucarana, em especial as operações Congelamento, realizadas ao longo de todo o ano, em bairros específicos, escolhidos com o auxílio do Setor de Inteligência da PM”, destaca.
Ele afirma ainda que a PM já está desenvolvendo ações que visam aumentar ainda mais a segurança neste final de ano. “Este período geralmente registra o aumento na incidência de alguns delitos, sobretudo quando o comércio fica aberto até mais tarde. Por isso, estamos diversificando as ações das equipes policiais e intensificando o combate à criminalidade desde já para dar mais segurança à população”.
O capitão da PM lembrou ainda que a criação de um cartório policial no módulo que fica na Praça Rui Barbosa tem sido de grande importância. “Desde o início do ano, estamos lavrando termos circunstanciados, voltados para crimes de menor gravidade, neste cartório. Com isso, não precisamos nos deslocar até a delegacia, aumentando a agilidade do nosso serviço”