CIDADES

min de leitura - #

Apucarana aplica primeira dose neste sábado no grupo dos 61 anos de idade

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Neste sábado (24), Apucarana vai vacinar pessoas de 61 anos com a primeira dose.  Será das 8h30 às 17 horas pelo sistema de drive  thru no complexo esportivo Lagoão.

A chegada de nova remessa da vacina nesta sexta-feira vai permitir que o cronograma de imunização contra a Covid-19 avance mais um ano, mas suspende a aplicação da 2ª dose dos idosos de 71,70 e 69 anos que foram imunizadas com a CoronaVac, do instituto Butantan.
O prefeito Junior da Femac (PSD) explica que a grande maioria das doses que Apucarana acaba de receber é da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, sendo possível avançar na idade dos grupos prioritários. “Não temos vacina para aplicar a 2ª dose para aqueles que tomaram a CoronaVac, mas temos expectativa de receber nova remessa em breve, antes dos 30 dias entre as doses aplicadas. O Paraná trabalha com 24 e 25 dias por isso temos alguns dias sem o prejuízo da imunização que está acontecendo no organismo da pessoa. Peço paciência, pois o Ministério da Saúde afirmou que em poucos dias a fornecimento da CoronaVac será retomado”, disse o prefeito Junior da Femac.
EFICÁCIA
Para tranquilizar a população o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, assegura que mesmo a aplicação da segunda dose acontecendo num prazo maior, a primeira dose não perde a eficácia e já produziu uma quantidade grande de anticorpos.