CIDADES

min de leitura - #

Apucarana desenvolve projeto piloto para saúde do idoso

EDITORIA DE CIDADES APUCARANA

| Edição de 03 de dezembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac assinou o termo de adesão à “Rede de Atenção Integral a Saúde do Idoso” (RAISI), uma parceria proposta pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). O documento foi assinado no gabinete durante reunião com representantes do consórcio, diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta; secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu e a secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko. 

O objetivo da RAISI é organizar e preparar o sistema de saúde para o atendimento qualificado da população idosa, que exige cuidados diferenciados. Ela propõe detectar a fragilidade do público e prevenir riscos que possam impactar em um envelhecimento ativo e saudável.
O Cisvir, através do Programa Estadual de Incentivo aos Consórcios de Saúde - COMSUS, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, está em processo de implantação da Rede de Atenção Integral a Saúde do Idoso em alguns municípios consorciados.
A equipe multidisciplinar do Cisvir, que está à frente desse projeto é formada por médico, enfermeira, nutricionista e assistente social. “O objetivo desses profissionais é muito mais que realizar atendimento médico. Essa equipe também tem o propósito de qualificar toda rede de atendimento, como Cras, Creas, UBSs, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e técnicos das secretarias municipais que possuem programas e serviços que atendam aos idosos, para que tenham um novo olhar a essa demanda que cada vez necessita de políticas públicas intersetoriais”, explica a coordenadora geral do Cisvir, Letícia Bento.
O projeto piloto será desenvolvido inicialmente em seis UBSs: a do Jardim Ponta Grossa, Jardim Colonial, Jardim América, Núcleo Habitacional João Paulo, no Jaboti e Parigot de Souza.
“Vamos tentar levar esse modelo para todas as UBSs. O idoso é um dos públicos prioritários na nossa gestão, em especial na área da saúde. É mais uma proposta dentro do Programa Viver 80 para garantir qualidade de vida aos apucaranenses na terceira idade”, afirma o prefeito Junior da Femac. 
O ponto de partida para a implantação das atividades do RAISI em Apucarana vai acontecer no próximo dia 10, numa reunião com os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, residentes e os técnicos das UBS que farão parte do projeto piloto. “Além de explicar como será desenvolvido o atendimento da RAISI, haverá uma sensibilização de todos os profissionais que cuidam e trabalham com idosos em todo território do município, para que construam um novo olhar em seus trabalhos sobre essa população”, informa a diretora administrativa do consórcio, Joana D´Arc Previati.