CIDADES

min de leitura - #

Apucarana e Arapongas recebem mais leitos de UTI para Covid-19

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) entregou ao Hospital da Providência, de Apucarana e ao Hospital do Norte do Paraná (Honpar) de Arapongas equipamentos para instalação de mais 13 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Os dois hospitais são referência no atendimento de coronavírus na área da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e vêm trabalhando nos últimos dias no limite da taxa de ocupação de UTIs. Ontem, os dois hospitais atuaram na maior parte do dia com 100% das vagas preenchidas.

Os novos leitos de UTI já estão disponíveis a partir de hoje. São 10 no Honpar e três no Hospital da Providência, aumentando a capacidade de atendimento em 50%, do Honpar, e 30%, do Providência. No total, Apucarana e Arapongas passam a ofertar  43 leitos de UTI destinados para a Covid-19. Somados aos demais leitos da macrorregião Norte, serão 206 leitos UTI. Quase 2 milhões de pessoas residem nos municípios.
Para o chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, o médico Altimar Carletto, esse é um esforço vindo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e do governo. “Esse é um esforço da secretaria de Saúde do Estado, em nome do secretário Beto Preto, e do governador Ratinho Junior, no sentido de aumentar a nossa capacidade de leitos de UTI instalados. Isso faz com que a população tenha mais segurança e menos ansiedade neste momento”, complementa.
Altimar lembra que há alguns meses comentou que quando houvesse a necessidade de mais leitos de UTI, a Sesa iria responder. “A secretaria respondeu às necessidades da nossa região. Agora, teremos uma grande tranquilidade em relação aos leitos da UTI”, explica.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, as novas unidades de terapia intensiva serão um avanço na estrutura de suporte de alta complexidade para a comunidade da região. “Apucarana e Arapongas, com mais leitos darão apoio para a macrorregião. Implantamos estes leitos, conforme a demanda da rede, e também após a sinalização no caso de Arapongas, que o hospital tinha estrutura para receber esta ampliação”, afirma.