CIDADES

min de leitura - #

Apucarana ganha 1,1 mil ligações de água em 2020

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De janeiro a outubro deste ano, a Sanepar constatou um acréscimo de 1.112 novas ligações de abastecimento de água em Apucarana, uma média de 3,6 a cada dia. Os números envolvem domicílios residenciais, comerciais e industriais. No total, a cidade já se aproxima de 54 mil ligações de água.

Para o secretário de obras, engenheiro Herivelto Moreno, os números da Sanepar atestam principalmente a força da construção civil e do segmento imobiliário em Apucarana. “Em plena pandemia do novo coronavírus estes números nos surpreendem, demonstrando a força da economia e dos empreendedores locais”, avalia Moreno, assinalando que o município tem mantido frequentes parcerias com o setor produtivo.
Ao anunciar o acréscimo de ligações de água em Apucarana neste ano, o gerente regional da Sanepar, Luis Carlos Jacovassi, destaca que, comparado ao resultado de 2019, este ano houve um aumento de 2,1%, mesmo com as dificuldades econômicas impostas pela pandemia do coronavírus.
Além do aumento no número de ligações de água, Apucarana está ampliando o serviço de saneamento. “Com as novas etapas previstas para implantação de saneamento básico, incluindo o Pirapó, a Vila Reis, o Jardim Curitiba e o Residencial Interlagos, Apucarana deve saltar de 82% para 90% da área urbana ligada à rede coletora de esgoto sanitário”, afirma Luiz Carlos Jacovassi. 
O gerente da Sanepar confirma que o projeto para implantação da rede coletora de esgoto sanitário no residencial Interlagos está em fase final de elaboração, com entrega prevista para dezembro. “A partir daí teremos a licitação das obras, por se tratar de um grande projeto estrutural, incluindo uma estação elevatória”, informou.
Jacovassi revelou ainda que em uma parte do Residencial Interlagos, que tem caída para a Avenida Cristiano Kusmaull e para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)do Jaboti, as obras devem começar nas próximas semanas. 
Com relação à Vila Reis, Jardim Curitiba e Pirapó, o gerente da Sanepar informa que as tratativas estão avançadas com a prefeitura e que os projetos para implantar o saneamento básico estão sendo elaborados.