CIDADES

min de leitura - #

Apucarana inicia implantação de hortas comunitárias nos bairros

DA REDAÇÃO

| Edição de 04 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos fundos do antigo Instituto Brasileiro de Café (IBC) da Vila Nova, um novo projeto da economia solidária de Apucarana está sendo semeado. Em um espaço de 2 mil metros quadrados, estão sendo cultivados vários alimentos na primeira horta solidária do município.

No local estão sendo cultivados canteiros de rúcula, alface de três qualidades almeirão, repolho, pimentas, couve, salsinha, cebolinha, brócolis, tomate cereja e chuchu, de modo inteiramente orgânico, sem uso de aditivos ou pesticidas. A estimativa é de que os primeiros canteiros comecem a colher em outubro, segundo a agente comunitária de saúde Maura Fernandes. 
Os produtos colhidos serão destinados às famílias envolvidas na plantação e o excedente comercializado nas feiras diárias da economia solidária, sob a coordenação de Eliana Rocha, que começou a se incumbir do projeto no mês passado. 
“Cinco famílias estão envolvidas na horta solidária desenvolvida no Espaço Empreender desde julho”, salienta a secretária municipal da Mulher, Denise Canesin. “Todas e todos os envolvidos foram capacitados na perspectiva do programa de economia solidária e protagonismo feminino, que já capacitou cerca de mil mulheres, gerando trabalho e renda em diversos segmentos”, destacou a secretária. 
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, visitou na manhã de ontem o empreendimento que integra o Espaço Empreender. “Iniciativas como essa, que recebe não só apoio como aporte material para execução, são muito importantes para a população e para nossas empreendedoras solidárias, que têm mais um espaço para cultivar alimentos saudáveis para si mesmas ou para comercializar em uma das feiras que a economia solidária promove diariamente na cidade ou, ainda, nos espaços de comercialização que a Prefeitura oferece ao programa”, disse o prefeito. 
“Nós estamos aprendendo como fazer uma horta comunitária. A próxima região da cidade atendida pelo projeto-piloto será a região dos conjuntos habitacionais Sanches dos Santos e Dom Romeu Alberti, onde há um número significativo de mulheres atendidas pela economia solidária, todas já devidamente capacitadas pelo programa”, falou o prefeito.