CIDADES

min de leitura - #

Apucarana licita compra de 600 mil peixes para repovoar lagos e rios

DA REDAÇÃO

| Edição de 10 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um novo processo de licitação, visando à compra de 600 mil peixes (alevinos) para repovoamento de lagos e rios foi autorizado pelo prefeito Junior da Femac. A aquisição, por meio do Programa Apucarana Mais Verde, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, dá continuidade ao repovoamento de lagos e rios de Apucarana, iniciado no ano passado.

O prefeito lembrou que a prefeitura já havia feito a soltura de dois lotes de alevinos no Lago Jaboti e em vários rios e lagos da cidade, como a lagoa Tarumã-Ouro Fino, localizada na Rua Rafael Sorpile, na Represa do Schmidt, e na represa da Rua São Salvador. Os alevinos também serão lançados no Rio do Cerne, Pirapó, Barra Nova e Caviúna.
Foram soltos alevinos das espécies lambari (medindo entre 4 e 6 centímetros), pacu, jundiá e piauçu (medindo entre 5 e 8 centímetros). Agora, neste novo lote de 600 mil alevinos, as espécies serão as mesmas. “Trata-se de uma ação ambiental muito especial, considerando que o último repovoamento do Lago Jaboti aconteceu há 30 anos”, recorda Junior da Femac.
O repovoamento, além de contribuir para pesca recreativa praticada no Jaboti e outros lagos, a soltura dos alevinos se constitui numa ação ecológica. “O lambari come as larvas do borrachudo e, dessa forma, isso se torna uma ação de proteção e equilíbrio do meio ambiente”, assinala o prefeito.
O secretário do meio ambiente, Gentil Pereira destaca que o repovoamento de lagos e rios de Apucarana, de forma continuada, é de grande importância para o meio ambiente no município. “Os benefícios são muitos em especial para controle de infestação de mosquitos, por isso peço para que a prática da pesca seja feita de forma consciente”, recomenda Pereira. O secretário também pede a compreensão dos pescadores que freqüentam o lago Jaboti para evitarem a pesca na área alimentação dos peixes, junto ao deck dos pedalinhos e da sede da Secretaria do Meio Ambiente.
“A nossa gestão sempre teve preocupação com o meio ambiente e várias ações aconteceram nos últimos anos. Em 2019 a Secretaria do Meio Ambiente ganhou sede própria, junto ao Lago Jaboti, e convocamos mais funcionários de concurso para esta pasta. Também revitalizamos o Parque Ecológico da Raposa e já promovemos o plantio de cerca de 25 mil mudas de árvores”, relaciona Junior da Femac.
O secretário Gentil Pereira lembra ainda dos programas de coleta e destinação adequada de pneus; do recolhimento de resíduos têxteis; e da coleta seletiva do lixo doméstico, que são mantidos pela municipalidade.