CIDADES

min de leitura - #

Apucarana recebe equipamentos para nova estação elevatória

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Começaram a chegar em Apucarana os equipamentos necessários para a implantação da estação elevatória do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região do Residencial Fariz Gebrim. Um dos equipamentos descarregados é uma máquina com a capacidade de bombear 103 mil litros de esgoto por hora. 

De acordo com Luiz Carlos Jacovassi, gerente regional da Sanepar, os próximos materiais que chegarão serão as tubulações, conexões, ventosas e registros. “São os materiais e equipamentos necessários para a implantação da estação elevatória, responsável pelo bombeamento do esgoto até a estação de tratamento”, explica Jacovassi.
A estação será construída através de uma parceria entre o Município e a Sanepar. A empresa repassará R$ 1,6 milhão mais os equipamentos e o município irá garantir uma contrapartida de R$ 400 mil na obra. 
Os recursos serão investidos na execução da estação elevatória e da linha de recalque do sistema, que atenderá 2.115 domicílios localizados na região sul de Apucarana. Serão atendidos com rede de coleta de esgoto sanitário o residencial Fariz Gebrim, Residencial Madri, Residencial Barcelona, Residencial Monte Sião e o Parque Industrial da Juruba.
Segundo o gerente da Sanepar, a vazão de operação da estação será de 103 mil litros de esgoto por hora, o volume do reservatório de acúmulo será de 335 metros cúbicos e a extensão da linha de recalque será de 1.992 metros. “A tubulação abrangerá desde a elevatória até o ponto de transição, onde o esgoto passará por gravidade até a Estação de Tratamento de Esgoto Biguaçu”, esclarece Jacovassi. 
O secretário municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno, lembra que no Residencial Fariz Gebrim já está pronta uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e em estágio adiantado uma escola municipal e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). As 520 casas do Fariz Gebrim contam com sistema de energia solar para aquecimento de água e estão em fase de acabamento.