CIDADES

min de leitura - #

Apucarana reduz em 62,5% homicídios dolosos em 2020

DA REDAÇÃO

| Edição de 26 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de homicídios dolosos teve queda significativa em Apucarana. Dados do Setor de Planejamento e Estatística (P3) do 10° Batalhão de Polícia Militar de (BPM), apontam que no ano passado foram registrados seis assassinatos, número 62,5% menor que em 2019, quando 16 crimes do gênero foram contabilizados. 

A estatística também é positiva em relação aos crimes contra o patrimônio. Em 2019 a PM atendeu a 2.451 casos de furtos. Em 2020, este número caiu para 1.901, queda de 22%. Também houve redução nos crimes de roubo. Os assaltos foram  6% menores, passando de 319 ocorrências em 2019, para 299 em 2020. 
Segundo a PM, os dados são extraídos do sistema BI (Business Intelligence), e referem-se apenas a cidade de Apucarana. “Sobre a questão dos homicídios, essa queda enorme deve- se ao trabalho feito pela Polícia militar em conjunto com a Polícia Civil e Guarda Municipal. A nossa parceria com a Polícia Civil garante que consigamos resolver muito mais casos e de forma mais rápida”, afirma o major Vilson da Silva, relações públicas da corporação.
Ele avalia que a redução dos crimes contra o patrimônio também envolve estratégias conjuntas realizadas entre as forças de segurança. “A queda do índice da criminalidade na região norte do Paraná foi umas das mais expressivas e isso nos deixa muito felizes e satisfeitos com todo o trabalho que estamos desenvolvendo”, explicou o Major Vilson Laurentino, da Silva – Relações públicas e comandante da 1ª companhia de Apucarana.

AIFU
Uma dessas ações conjuntas foi realizada no final de semana. A Polícia Militar (PM) de Apucarana, juntamente com a Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária promoveu na noite de sexta-feira uma operação de Ação integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) em diversas regiões da cidade.
Ao todo, 17 estabelecimentos foram vistoriados, dos quais 5 foram interditados, 15 locais foram notificados pelo Corpo de Bombeiros, 4 foram notificados pela prefeitura e 3 foram notificados pela Vigilância Sanitária. Durante o trabalho, 229 pessoas foram abordadas e 2 autos de infração de trânsito foram lavrados. De acordo com a PM, também foram feitas orientações sobre aglomerações de pessoas, já que em vários estabelecimentos, haviam pessoas desrespeitando as orientações de combate a pandemia. (LIS KATO E ALINE ANDRADE)