CIDADES

min de leitura - #

Apucarana registra três casos de violência doméstica por dia

Cindy Santos

| Edição de 18 de outubro de 2023 | Atualizado em 18 de outubro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Por dia, ao menos três casos de violência doméstica são registrados em Apucarana. Dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) revelam que entre janeiro e agosto deste ano foram 743 registros na cidade. Na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP), que abrange 26 municípios do Vale do Ivaí, o número é ainda maior: 1.591. 

Os dados do centro de análise abrangem desde violência contra mulher, como outros casos de agressão no âmbito familiar. Somente nos últimos dois dias ao menos cinco ocorrências desse tipo foram atendidas pela Polícia Militar (PM), entre as situações está um caso registrado no Residencial Sumatra, em Apucarana, onde a filha agrediu a própria mãe fisicamente com socos no rosto e ainda a ameaçou com uma faca de cozinha. Anteontem, a PM também foi chamada por um casal no Núcleo Habitacional Michel Soni onde um homem agrediu o padrasto, de 57 anos e tentou bater na própria mãe, de 59 anos. 

Em Rio Bom, um adolescente de 16 anos ameaçou a própria mãe com um facão após quebrar diversos objetos de sua casa, durante um momento de fúria, na última segunda-feira. Na madrugada de ontem, um homem foi preso após ser denunciado por agredir fisicamente a esposa em Lunardelli. De acordo com informações da PM, ela relatou que o companheiro bateu seu rosto contra um armário resultando em lesões e na perda de um dente. 

O caso entrará para estatística de violência contra a mulher que neste ano atingiu 1.447 denúncias na área da 17ª SDP, o que corresponde a 90,9% do total de casos de violência doméstica registrados neste ano na região. Só em Apucarana, foram 684 denúncias do tipo entre janeiro a agosto, o que representa 92% do total. Os dados estatísticos da Sesp revelam ainda que a maior parte das ocorrências envolvendo violência contra mulheres acontece durante o final de semana, entre as 18h à meia-noite.