CIDADES

min de leitura - #

Apucarana vacina adolescentes com comorbidades neste sábado

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana inicia neste sábado (18), a vacinação dos adolescentes com comorbidades contra a Covid-19. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é atrair cerca de 700 jovens, com idades entre 12 a 17 anos, neste primeiro dia de imunização. O atendimento desta faixa etária segue no domingo (19) e na segunda-feira (20) no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio para quem for a pé, das 8h30 até as 17 horas. 

“Vamos iniciar com esse grupo  porque o Ministério da Saúde ainda não nos autorizou e nem nos mandou vacina para imunizar todos desta faixa etária. Por isso vamos começar com este grupo de maior risco”, diz o secretário de Saúde, Emídio Bachiega. 
A presença dos pais e responsáveis legais é imprescindível no momento da vacinação, do contrário os adolescentes que comparecerem sozinhos não receberão o imunizante. Também será exigido laudo comprovatório da comorbidade. 
De acordo com Bachiega, a listagem do Plano Nacional de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, inclui adolescentes com transtorno do espectro autista, síndrome de down, obesidade mórbida, deficiência permanente ou sequelas neurológicas. Também podem se imunizar pessoas com diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas, problemas cardíacos, doenças autoimunes, entre outras. Gestantes e puérperas até 45 dias também podem ser vacinadas.
O secretário acredita que o Ministério da Saúde recuou na decisão de imunizar o público adolescentes em geral por conta da escassez de vacina. Bachiega tranquiliza os pais que estavam na expectativa da imunização dos filhos. “Apucarana não teve nenhum óbito de pessoas com menos de 18 anos por Covid. O organismo dessas crianças tem certa proteção. Peço para que os pais tenham pouco de paciência, logo o ministério vai liberar a vacinação”, tranquiliza.
O município também retoma no domingo a imunização em segunda dose da vacina AstraZeneca (ver quadro nesta página).
BOLETIM
Apucarana registrou  nesta sexta-feira mais uma morte por coronavírus e 34 novos casos da doença.
O óbito é de uma idosa, de 80 anos, que sofria de diabetes, hipertensão e hipotireoidismo. A mulher foi internada em 28 de agosto e morreu na quinta-feira (16).