CIDADES

min de leitura - #

Apucarana vai credenciar produtos locais em certificação estadual

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Agricultura, já encaminhou toda a documentação e o termo de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). O pedido será analisado agora pela Adapar e, caso aprovado, os agricultores familiares de Apucarana que possuem o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão comercializar seus produtos em todo o Estado.

O prefeito Junior da Femac reitera que essa possibilidade só existe porque Apucarana tem estruturado o Serviço de Inspeção Municipal. “Temos dois profissionais médico veterinários, a Thaísa Soethe e o Nelson Jessé dos Santos, além de um auxiliar técnico, que é o João Pedro Correa. Essa estrutura de equipe e de padrões de procedimentos permitiu que fizéssemos a solicitação do credenciamento junto ao Susaf”, frisa Junior da Femac. 
Em meados do ano passado foram feitas alterações no SIM de Apucarana, com a retirada de algumas taxas. “A medida foi para estimular a formalização dos produtos de origem animal, como queijos e defumados, entre outros. Após as mudanças na legislação, o número de produtos com o SIM passou de 52 para 97”, argumenta. 
A médica veterinária Thaísa Soethe, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, afirma que o Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado somente neste ano. “O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e empresas de pequeno porte. Já encaminhamos toda a documentação para a Adapar, que vai fazer a análise e certificar que, devido à estrutura que existe em Apucarana, temos competência de realizar esse trabalho”, pontua. 
Caso a adesão seja aprovada, Apucarana e os produtores terão diversos benefícios. “Além de fortalecer a economia e os agricultores familiares, o credenciamento também levará o nome de Apucarana para todo o estado e vai demonstrar que o Município possui uma estrutura sólida de fiscalização, atestando a origem e a qualidade dos produtos de origem animal que saem daqui”, reitera Thaísa. 
A adesão junto ao Susaf-PR, caso venha se confirmar, abrirá portas comerciais aos produtores e deverá aumentar a procura pela formalização dos produtos. “A exigência é que esteja registrada no SIM e, quem não estiver, certamente vai procurar se formalizar, pois a possibilidade de comercializar em todo o estado abre diversas portas, como as de grandes redes de supermercados, além da participação em feiras e exposições em todo o Paraná”, cita a médica veterinária.