CIDADES

min de leitura - #

Arapongas começa a elaborar novo plano de arborização urbana

Da redação

| Edição de 12 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas está iniciando discussões em torno do Plano de Arborização. O assunto foi tratado semana passada pelo prefeito Sergio Onofre, juntamente com o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, e técnicos Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (Itedes), órgão vinculado à Universidade Estadual de Londrina.
O primeiro passo para elaboração do plano é a realização de um estudo das atuais condições da arborização do município. 
Segundo o prefeito Sérgio Onofre (PSC), o trabalho tem grande importância para o município. “Será elaborado inventário de todas as árvores existentes na área urbana”, comenta. Após este levantamento, o plano vai indicar as árvores que serão substituídas ou mantidas e identificadas as regiões que necessitam ampliar a arborização.
“Esta questão não se refere apenas à melhoria do paisagismo, urbanização, mas tem a ver com a qualidade de vida da população, principalmente nos períodos de temperaturas elevadas, como estamos vivenciando neste inverno atípico”, destacou.
O engenheiro do Itedes, Fernando Fernandes, observou que o plano propicia equilíbrio entre áreas construídas e ambiente natural, além de atender os critérios e recomendações definidos pelo Ministério Público e IAP/CEMA. “A conclusão do projeto, para cidades do porte de Arapongas deverá se estender pelo prazo entre 08 a 10 meses”, estima.