CIDADES

min de leitura - #

Arapongas confirma primeiro caso de dengue autóctone

Da redação

| Edição de 14 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.



O município de Arapongas confirmou o primeiro caso de dengue no ano epidemiológico. O paciente, um homem de 31 anos, é desenvolveu os sintomas no final do mês de outubro e, nesta semana, exames comprovaram a doença. O caso, considerado autóctone, também é o primeiro da área da 16ª Regional de Saúde (RS).
Segundo o setor de Controle de Endemias da Secretária de Saúde de Arapongas, o paciente reside na região do Jardim Casa Grande e todas as medidas de controle profilático já foram tomadas no local. 
O responsável pelo setor, Valdecir Pardini, destaca que de agosto - início do ano epidemiológico - até agora, foram registradas 55 notificações da doença. Ele destaca que o volume de casos suspeitos é considerado normal dentro do perfil do período. “Em todo ano passado, foram 222 notificações e dois casos, o primeiro deles confirmado nesta mesma época”, analisa.
Apesar disso, ele destaca que houve um crescimento considerável nos focos de dengue. O último levantamento predial, realizado entre 5 e 8 deste mês aponta para um índice de infestação de 2,4% dos imóveis, mais que o dobro do percentual de 1,1% da pesquisa anterior. O aumento, segundo ele, já era esperado por conta das condições climáticas do período.
“A prefeitura tem investido bastante em prevenção. Com apoio do prefeito, temos hoje 70 agentes atuando, um número nunca atingido anteriormente, mas é preciso atenção da população da população para nos mantermos com números confortáveis”, destaca.
O caso de Arapongas está sendo considerado o primeiro deste ano da área da 16ª RS.  Segundo o chefe da Divisão de Vigilância de Saúde do órgão, Marcos Costa, em outubro houve confirmação de um caso importado de um paciente de Novo Itacolomi. “Contudo, houve uma mudança na sistematização dos casos e esse acabou sendo incluído para o município onde ocorreu a contaminação”, comenta. Atualmente, a área da 16ª , que compreende 17 municípios, soma 87 notificações. (ADRIANA SAVICKI)