CIDADES

min de leitura - #

Arapongas discute implantação do campus avançado do IFPR

Da redação

| Edição de 15 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O campus mais moderno entre todos os demais que compõem a rede do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Este foi o desafio apresentado durante a audiência pública realizada na tarde de ontem para discutir o processo de implantação da instituição em Arapongas, em evento no auditório da Prefeitura. “Estamos vivendo um momento histórico, pois só no Paraná este campus era disputado por dez municípios e foram autorizados apenas dois em todo o Brasil”, afirmou o professor Marcelo Poleti, diretor-geral do IFPR/ Londrina. Ele também é o presidente do Grupo de Trabalho de Definição do Itinerário Formativo do Campus Avançado Arapongas.
Ele lembrou o trabalho do prefeito Sérgio Onofre e do então deputado federal Alex Canziani, que esteve presente na audiência acompanhada da filha, a deputada Luísa Canziani, para garantir o campus para Arapongas no apagar das luzes de 2018. A publicação da portaria autorizando a instalação foi publicada no dia 31 de dezembro. “Sou de reconhecer quem trabalha por Arapongas. Jamais vou me esquecer, em toda a minha vida, que essa batalha só foi vencida graças à intervenção do Alex Canziani”, disse o prefeito. Sérgio Onofre lembrou que o trabalho pela vinda do câmpus começou no início do mandato, desdobrando-se em sucessivos esforços até a entrega do projeto no Ministério da Educação.
Canziani lembrou que quando se elegeu deputado federal pela primeira vez trouxe para Arapongas o projeto da Universidade da Mobília, hoje Senai/Cetmam. “O que é a vida: Arapongas, que iniciou esse ciclo, veio a receber também, no finalzinho de 2018 e do meu mandato como deputado federal, o campus do IFPR”, acrescentou.
O empresário Irineu Munhoz, presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas e Região (Sima), afirmou que o município deve comemorar a conquista. “Todos sabem que há muitas pessoas precisando de emprego, mas muitas vezes sem a qualificação necessária. Daí a importância de termos entidades que possam ver as necessidades da indústria como um todo”, avaliou.
O presidente da Câmara, Osvaldo Alves dos Santos, e os vereadores Miguel Messias e Levi do Handebol acompanharam a audiência, que contou também com a presença da secretária de Educação, Regina Valério, de outros secretários municipais, representantes da Unopar e de várias outras entidades, além de professores e técnicos do IFPR. 
O campus será instalado em um terreno de 155 mil metros quadrados doado pelo município localizado em área de extensão do Parque Industrial, nos fundos do Expoara.