CIDADES

min de leitura - #

Arapongas distribui alimentos para alunos da rede municipal

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Municipal e Educação de Arapongas e a Central de Abastecimento de Merenda Escolar realiza nesta semana a entrega de kits de alimentos adquiridos junto à agricultura familiar do municípios. Foram montados cerca de 11 mil kits com produtos frescos para alunos da rede municipal de ensino. 

Mais de 23 instituições de ensino já realizaram as entregas. Ao todo, 48 instituições vão realizar as entregas. Além das escolas e CMEIs, a APAE também será beneficiada. De acordo com a gerente da Merenda Escolar, Marta Pilatti, os itens são variados. “São alimentos como laticínios, frutas, folhosos hortaliças e bolachas caseiras. Os produtos são adquiridos dos agricultores do município, através da chamada pública da agricultura familiar”, disse. 
Segundo o secretário da Educação, Luiz Roberto dos Santos, o professor Peta, as próprias escolas e CMEI’s contataram as famílias dos alunos e definiram um cronograma das entregas. “Foi feito um levantamento e, gradativamente, os familiares dos alunos matriculados na rede municipal foram contatados. Nossos alunos têm esse direito social e sabemos que há famílias que têm a necessidade dessa contribuição para que possam manter uma boa alimentação”, salientou. 
O prefeito Sérgio Onofre citou que no passado os kits de alimentos também foram repassados para as famílias dos alunos. “Entregamos em 2020 e os kits de alimentos serão disponibilizados regularmente durante o período que antecede a volta às aulas presenciais. É importante mantermos a educação e o bem-estar social dos nossos alunos. São alimentos com rico poder nutricional, o que ajuda a garantir a boa alimentação dos alunos nesses tempos de aulas em casa”, frisou.
Todos os kits são montados sob supervisão nutricional e, segundo a Prefeitura, seguem os padrões de qualidade e quantidade estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os alimentos são retirados em dias determinados, nas unidades escolares onde as famílias fizeram os cadastros. Medidas de distanciamento físico e de higiene continuam sendo cumpridas para garantir segurança às equipes de trabalho e aos beneficiados, devido à pandemia da Covid-19.