CIDADES

min de leitura - #

Arapongas inicia pavimentação da Estrada do Araguari com pedras irregulares

Renan Vallim

| Edição de 18 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As obras de pavimentação da Estrada do Araguari, que liga Arapongas e Londrina, já foram iniciadas. A Prefeitura de Arapongas realiza a instalação de pedras irregulares no trecho de 12 quilômetros pertencentes ao município.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas inicia pavimentação da Estrada do Araguari com pedras irregulares

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, Jair Milani, o tempo inconstante atrapalhou o início das obras. “Dias de chuva impossibilitam os trabalhos das equipes. Apesar disso, ainda estamos dentro do cronograma estipulado inicialmente”, afirma.
Ele ainda pede paciência para moradores da localidade e usuários da via. “Toda obra deste tipo causa algum transtorno, infelizmente. Nos locais onde é feito o calçamento, realizamos desvios, a maioria dentro de propriedades privadas, cujas terras não têm a compactação que a estrada tem. Por isso, estes desvios podem apresentar complicações, sobretudo após uma chuva. Pedimos paciência e garantimos que, apesar destes transtornos, o resultado final valerá a pena”, explica.
Ele lembra ainda que a região possui estradas alternativas e que o uso delas pode ser feito pelos motoristas. “Estamos tentando resolver os problemas da melhor forma possível, dentro das possibilidades”, destaca Milani.
A Estrada do Araguari é uma via rural de 17 quilômetros que liga Arapongas a Londrina e utilizada como via alternativa para o não pagamento do pedágio, cobrado na BR-369. A Prefeitura de Arapongas busca conservar os 12 quilômetros que passam dentro do município, visto que ela é a ligação entre a BR-369 e o Assentamento Dorcelina Folador. No local, 92 famílias de antigos Sem-Terra trabalham e comercializam seus produtos.
O repasse de R$ 2,8 milhões para a pavimentação com pedras irregulares do trecho araponguense aconteceu em setembro último. A verba partiu da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O município de Londrina já anunciou a busca por recursos para pavimentar o trecho de 5 quilômetros pertencente ao município. (RENAN VALLIM)