CIDADES

min de leitura - #

Arapongas pleiteia recursos para combate à erosão

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O combate à erosão foi tema de reunião realizada anteontem em Brasília, entre o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e Karine Lopes, diretora da Defesa Civil, órgão que está vinculado ao Ministério da Defesa Regional.  

“Foi uma reunião produtiva, na qual pudemos apresentar em mãos um requerimento de prioridade na execução das novas etapas da obra de combate à erosão do San Raphael, além de avanços em outros focos de erosão que já estavam na nossa pauta”,  afirmou Sérgio Onofre.
Um saldo de aproximadamente R$ 6 milhões já está com meta aprovada, porém Karine Lopes informou que novos recursos para este ano, com novos empenhos, serão analisados de acordo com as restrições orçamentárias vigentes em função da pandemia. 
No mandado passado, com recursos federais, a Prefeitura de Arapongas deu início às obras de contenção das erosões localizadas da Rua Formigueiro da Serra, no Conjunto Palmares, e da erosão localizada na Rua Iratauá, na Vila Araponguinha, nas proximidades do Clube Campestre. No Conjunto Palmares e Vila Araponguinha, foram executadas as adequações dos sistemas de drenagem, estabilização e recuperação dos processos erosivos. No San Raphael, a Prefeitura iniciou em novembro de 2017 um trabalho de contenção da erosão ocorrida devido ao rompimento de parte da galeria de águas pluviais no início de 2016. 
O trabalho era emergencial, com aterramento e obras complementares, visando conter o avanço da erosão, até a implementação de um projeto definitivo de drenagem.