CIDADES

min de leitura - #

Arapongas pode assumir fiscalização na BR-369

Da Redação

| Edição de 20 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A fiscalização do trânsito na área urbana da BR-369 em Arapongas pode passar ao município. A possibilidade de formatação de um convênio para autorizar a atuação da Guarda Municipal (GM) no trecho, que recebe denominação de Avenida Maracanã, foi discutida entre o prefeito Sérgio Onofre e representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Participaram da reunião, o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati e o chefe da 7ª Delegacia da PRF Londrina, inspetor Ivaldo Junior, e Flávio Fernandes, do setor administrativo. O trecho pretendido parte das proximidades da praça de pedágio até o início da duplicação da rodovia, pouco à frente da Havan.
Atualmente, esse trecho é de competência da PRF. “Estamos apresentando formalmente a proposta ao prefeito. É algo que traria maior autonomia para a GM, atuando nas fiscalizações e educação de trânsito nesses locais, que ainda são de competência da PRF. Estamos analisando todos os benefícios dentro do convênio”, disse Argati.
Conforme explicou o inspetor da PRF, Ivaldo Jr, o mesmo convênio já foi firmado em Maringá, como projeto piloto. A fiscalização da Avenida Colombo, também na BR-369, agora é de competência do município. “Esse convênio tem dado certo neste trecho bastante movimentado do município de Maringá e, em análise, propomos essa atuação também aqui em Arapongas, tendo em vista que a Guarda Municipal é referência no Estado e vem exercendo forte atuação no município”, disse.
De acordo com o prefeito, a proposta encontra-se em análise. “A ideia central proposta nos chama a atenção de uma maneira positiva. Tudo está sendo analisado e acordado por ambas as partes, dependendo agora apenas do trâmite legal”, concluiu Onofre.
(DA REDAÇÃO)