CIDADES

min de leitura - #

Arapongas recebe mais 4 mil testes rápidos para coronavírus

Da Redação

| Edição de 19 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas recebeu, na tarde de ontem, mais 4.040 testes rápidos para o coronavírus (Covid-19), sendo 2.040 advindos do governo federal, via Ministério da Saúde, e 2 mil adquiridos com recursos próprios. Outros 3 mil testes também comprados com recursos do município devem chegar ao longo do mês. 

Os novos lotes serão encaminhados ao Centro de Testagem e Aconselhamento de Arapongas (CTA) e serão prioritariamente utilizados nos casos suspeitos de Covid-19, após análise de critérios clínicos médicos. 
Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, todo aporte eficaz na testagem dos pacientes é de grande valia neste momento. “São testes que darão reforço aos serviços de enfrentamento e combate ao Covid-19, com testagens rápidas nos casos suspeitos, que passam por análises clínicas junto ao setor epidemiológico. As testagens incluem também os profissionais da saúde (SUS), além daqueles que atuam nas áreas de segurança, assistência social e segurança alimentar -  que não cessaram as atividades e também estão interligados nas ações de linha de frente do coronavírus”, afirma Paludetto Jr. 
Anteriormente, Arapongas recebeu a doação de 500 testes do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e 540 testes do governo federal. Somados aos que já chegaram, além de outro lote já adquirido e dos testes laboratoriais (PCR) enviados pela Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), Arapongas chega a marca de 8.080 testes. Com isso, a capacidade de testagem do município será de 01 teste para cada 15 habitantes. 
“Toda essa quantidade faz com que Arapongas tenha testes suficientes para os próximos quatro meses. Em recente análise, nos testes já realizados, Arapongas chegou à marca de um teste para cada 180 habitantes”, destaca o secretário. No Paraná, a média é de um teste para cada 550 habitantes.