CIDADES

min de leitura - #

Arapongas recebe R$ 5,5 mi de investimentos em saneamento

​ AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS CURITIBA

| Edição de 17 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está executando obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Arapongas. Cerca de R$ 5,5 milhões estão sendo investidos para beneficiar mais de 2 mil famílias das regiões Norte e Sul, além da realização de melhorias no sistema local. O recurso inclui a implantação de duas elevatórias compactas de esgoto. Estes equipamentos garantem o atendimento da nova Unidade de Saúde Honpar – Hospital Norte do Paraná.

Na manhã de ontem, o prefeito Sérgio Onofre acompanhou a instalação de uma das elevatórias compactas no loteamento Santa Alice. Ele afirma que, assim que formalizado o projeto do hospital, foi buscada uma solução para o esgoto sanitário. “Nós procuramos a Sanepar para que ela pudesse colocar uma elevatória, não só para atender o hospital, mas também o Jardim Paraná”, lembra.
“Este modelo de elevatória que eles estão fazendo é um modelo mais rápido. O esgoto é uma das obras mais relevantes e é importante poder agilizar isto para os municípios”, destaca o prefeito.
O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Rafael Malaguido, explica que as estações elevatórias de esgoto (EEE) são necessárias para levar o esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bandeirantes do Norte. “O esgoto é coletado sempre por gravidade e, muitas vezes, a ETE fica em outra bacia hidrográfica. É este o caso da região do Honpar. A topografia nos exige a instalação da elevatória para bombear o material para o sentido inverso”, resume.
A Sanepar está adotando esta nova concepção, que consiste numa ‘elevatória pronta’, em vez de construir toda a estrutura em concreto. “É uma solução técnica inovadora, adequada para atender a demanda de volumes menores ou atender provisoriamente até a construção de uma unidade convencional. Arapongas é a primeira cidade do interior do Paraná a receber este modelo, e, neste caso, para antecipação do cronograma de obras”, ressalta.
Entre as vantagens em relação às EEE convencionais estão o baixo custo de implantação e a fácil instalação e manutenção.
Atualmente a Sanepar atende 67% da população urbana de Arapongas com sistema de esgotamento sanitário. Obras iniciadas neste mês no Jardim São Carlos vão aumentar em 3% este indicador ainda em 2020. Ao todo são 2,1 mil famílias beneficiadas no São Carlos, Vale das Perobas, Nossa Senhora do Loreto e Jardins Araucária I e II.